A Metodologia Ágil foi elaborada por um grupo de desenvolvedores e logo foi levada para outras áreas, como é o caso das vendas. Mas você sabe qual é o seu objetivo e como ela pode ser aplicada na sua empresa B2B? Continue lendo a matéria e descubra.
A Metodologia Ágil nasceu com a indústria do software. Os processos tradicionais já não se encaixavam ao cotidiano dos profissionais do setor, uma vez que tornavam o desenvolvimento lento e estático por ter várias etapas.
Em 2001, um grupo de programadores lançou o Manifesto Ágil. O documento representava o interesse dos mesmos em oferecer ao cliente o que ele desejava de forma mais rápida.
Após se consolidar entre os desenvolvedores, a Metodologia Ágil atingiu outros segmentos, como é o caso da área comercial, que integrou algumas premissas para se beneficiar da simplicidade na execução dos processos e do foco nas necessidades do cliente para acelerar resultados.
Pesquisas apontam que os projetos que utilizam a Metodologia Ágil chegam a ser 28% mais bem-sucedidos do que os convencionais.
A Metodologia Ágil consiste em atender o cliente de forma rápida e eficiente, garantindo mais tempo disponível para elaborar estratégias com funcionalidades complementares de acordo com as novas necessidades do mercado.
Para isso, são seguidos 4 valores principais:
1 – “Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas”
2 – “Software funcional mais que documentação abrangente”
3 – “Colaboração do cliente mais que negociação de contratos”
4 – “Responder a mudanças mais que seguir um plano”
É importante compreender que a equipe de vendas precisa ter a capacidade de coletar dados e ajustá-los de forma rápida e eficiente. Este processo está diretamente relacionado com a Metodologia Ágil.
Com as rápidas mudanças no mercado, os vendedores recebem cada vez mais autonomia em suas ações, abandonando a tomada de decisão centralizada no líder.
Infelizmente, isso ainda vai contra ao que é praticado em empresas com foco B2B, já que as equipes concentram-se em bater metas, esquecendo de desenvolver estratégias eficientes para alcançar o que desejam.
Aplicando a Metodologia Ágil para os processos de venda B2B, o gestor passa a orientar e facilitar as etapas para que os vendedores conduzam o cliente em sua jornada de compra.
Você já parou para analisar as novas abordagens de marketing? Todas elas estão baseadas em solucionar problemas que os eventuais leads possam ter. Para isso, é preciso conhecer o público com que se deseja conversar e quais são suas reais necessidades.
Essa abordagem também funciona para as vendas B2B em uma estratégia de Metodologia Ágil, já que o grande sucesso está relacionado com a absorção de informações por meio dos dados do mercado.
Tendo isso em mãos, os vendedores conseguem lidar melhor com os imprevistos, acabar com possíveis objeções e alcançar as metas estabelecidas de forma mais rápida e eficaz.
Outro fator importante para atingir a agilidade e otimização de resultados em sua empresa é contar com a tecnologia.
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