A Customer Experience é muito importante no processo de fidelização dos clientes. Mas você sabe como utilizá-la no universo B2B? Continue lendo a matéria e aprenda várias dicas.
No contexto mundial em que estamos inseridos, entregar apenas um produto que supra as necessidades dos clientes já não faz tanto sentido. Neste contexto, a Customer Experience se tornou elemento fundamental no processo de vendas.
Geralmente, os compradores se dispõem a pagar um valor maior em troca de uma boa experiência. Mais do que o preço e a qualidade do produto ou serviço oferecido, garantir uma ótima experiência ao consumidor se tornou o grande diferencial de muitas empresas, incluindo as que trabalham com foco B2B.
Os gestores de vendas precisam ter em mente que o mercado está cada vez mais competitivo e que se o cliente não se sentir satisfeito com o atendimento oferecido pela equipe, deixará de fechar negócio com a sua empresa e buscará pela concorrência.
Mesmo que a negociação leve o nome de duas empresas, tudo é feito por meio de pessoas que buscam vivenciar experiências positivas com outras marcas. Por esse motivo, é essencial que empresas com foco B2B estabeleçam um planejamento focado em Customer Experience. Quer saber como colocar isso em prática? Nós preparamos algumas dicas, veja só:
Para criar um planejamento de Customer Experience é importante conhecer ao certo quem é o seu comprador, afinal, é preciso compreender seus gostos para oferecer o que ele está buscando.
Os clientes B2B estão sempre sob muita pressão por realizarem negócios com o dinheiro da empresa. Por esse motivo, é sempre interessante transmitir confiança em conversas de negócio.
Tendo isso em vista, é necessário planejar uma régua de relacionamento que preza por oferecer a melhor experiência possível. Ela precisa ser completa para sanar todas as dúvidas e estabelecer um relacionamento de clareza e honestidade.
Todos os dados passados pelo cliente durante a negociação B2B são extremamente valiosos e podem ser convertidos em ações de Customer Experience, afinal, eles não são apenas o resultado de algo que já aconteceu, mas também uma predição do comportamento do cliente.
É possível transformar esses dados em insights para entregar ações proativas ao cliente antes mesmo dele procurar sua empresa para sanar determinada necessidade.
A Customer Experience é gerada a partir de cada interação que o cliente tem com a sua marca. Desde ligações telefônicas até anúncios na internet, tudo contribui para a construção da percepção que o comprador terá da sua empresa.
Desta forma, é preciso ter uma visão centrada no cliente para desenvolver uma estratégia em que todas as interações sejam positivas e carreguem a mesma mensagem.
Este caso vai muito além do processo de vendas. Todos os colaboradores da empresa precisam estar alinhados para realizar os esforços necessários e oferecer a melhor experiência.
Cada empresa possui necessidades e problemas particulares. Sua organização é responsável por saná-los por meio dos produtos e serviços oferecidos.
Neste caso, não é possível oferecer a mesma solução para todos. Busque compreender o que cada um realmente precisa e, se for necessário, crie novas funcionalidades para atendê-los.
Esse é um ótimo caminho para oferecer a melhor Customer Experience aos compradores.
Um grande inimigo da Customer Experience é a desorganização, que gera demora.
Elaborar um orçamento, por exemplo, precisa ser algo rápido e efetivo. Demorar significa abrir espaços para que os clientes busquem por concorrentes.
Desta forma, contar com uma plataforma de gestão de vendas é muito importante. O Mobbiz é uma plataforma desenvolvida para ser usada em todos os dispositivos e pensada para aumentar a produtividade da equipe de vendas.
Com a ferramenta, é possível desenvolver catálogo digital, aplicativo mobile, e-commerce B2B, geração de relatórios e acompanhamento de vendas em tempo real.
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