Graças ao grande volume de vendas da Black Friday é essencial desenvolver uma estratégia de vendas. Mas você sabe por onde começar? Separamos algumas dicas imperdíveis para atingir o sucesso nesta data. Continue lendo e acompanhe.
Estamos entrando em novembro e, junto com o mês, chegam as promoções da Black Friday. Para que sua empresa não perca nenhuma oportunidade de conversão neste momento, preparamos algumas dicas para desenvolver uma estratégia de vendas eficiente.
É claro que o planejamento deve ser feito pensando no ano todo, porém, graças ao grande volume de vendas do período, é preciso analisar os resultados dos meses anteriores e identificar o que pode ser feito para atingir as metas da data promocional.
Quer saber como escolher a melhor estratégia de vendas para o seu negócio na Black Friday? Veja algumas dicas:
Antes de efetivamente pensar em uma estratégia de vendas é preciso olhar para sua empresa. Montar uma SWOT para entender quais são suas vantagens e desvantagens é essencial nesse momento. Ao realizar essa análise, fica mais fácil identificar quais são os ajustes que precisam ser feitos.
A sigla é composta por Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). As duas primeiras estão relacionadas aos fatores internos da organização, enquanto os outros dois se referem ao que é externo e não temos controle total.
Mesmo pensando em uma data específica como é o caso da Black Friday, a estratégia de vendas precisa ter metas bem estabelecidas. A partir disso, criar o caminho mais assertivo se torna uma tarefa fácil.
É muito importante que os objetivos sejam realistas e racionais. O plano pode ser incrível, mas se não estiver dentro das possibilidades de realização da equipe, não dará certo.
Para não ter prejuízos na Black Friday, a escolha dos produtos que entrarão em promoção no período também faz parte da estratégia de vendas.
O primeiro passo é listar todos os itens disponíveis no estoque e separar os que possuem maior margem para dar descontos. Eles servirão como iscas para que os consumidores tenham acesso aos outros produtos disponíveis na loja com promoções menos agressivas.
Quantas vezes você já escutou o termo “Black Fraude”? Isso acontecia pois, sem realizar uma estratégia de vendas, as empresas anunciavam promoções mentirosas e que eram descobertas com muita facilidade pelos consumidores.
Nos últimos anos, isso vem mudando. Para não ter uma imagem negativa associada à sua marca, seja honesto e ofereça descontos reais, mesmo que pequenos. A credibilidade da sua empresa tem muito a ganhar com essa estratégia de vendas.
Em todos os momentos do ano realizar uma gestão de vendas eficiente é o ponto principal para conquistar o amor dos consumidores, porém, no período da Black Friday esse processo precisa ser intensificado.
Como o fluxo de vendas é muito maior do que em outros períodos do ano, manter a gestão organizada é essencial para oferecer a melhor experiência ao cliente. Desta forma, as chances de vender produtos que não estão mais em estoque e praticar preços errados são muito menores.
Gerir todo o processo é um ponto fundamental para garantir que tudo aconteça como planejado.
Para isso, contar com uma ferramenta de gestão de vendas faz toda a diferença. Mobbiz é uma plataforma desenvolvida para dispositivos móveis que oferece catálogo digital, geração de relatórios e atualização dos produtos em tempo real.
Desta forma, acompanhar o desempenho da equipe de vendas se torna mais fácil e assertivo. Quer saber mais? Fale com nossos consultores.