Trade Marketing é considerada uma estratégia antiga do Marketing, e fundamental para as empresas que tem como objetivo destacar o seu produto, principalmente para indústrias que não possuem pontos de vendas, precisam distribuir os produtos e garantir a escolha do consumidor, durante a tomada de decisão.
Com a estratégia de Trade Marketing, a empresa garante visibilidade do produto, como por exemplo, gôndolas e prateleiras, aumento de competitividade e posicionamento da marca no mercado.
Além disso, o objetivo central, como de toda empresa, é obter mais vendas. Porém, o caminho para que tal ação aconteça não é tão simples, é necessário organização, estratégia, conhecimento de quem é seu público e uma boa relação com os distribuidores dos produtos.
Para que a empresa alcance este objetivo central é importante que através da estratégia de Trade Marketing a indústria consiga:
1 – Fortalecer a marca
Fortalecer a marca e gerar visibilidade é imprescindível para qualquer empresa, seja com publicidades off-lines, redes sociais, revistas, jornais e televisão. Mas o Trade Marketing tem um papel importante para este fortalecimento, criando ações dos pontos de vendas. Seja na visibilidade do produto, ações que se destacam dentro dos pontos de distribuição como supermercados e shoppings e saber exatamente onde está o seu público-alvo.
2 – Exposição dos produtos no mercado
Não é somente sobre expor o produto, mas como expor. Por isso é importante saber qual a idade do seu público-alvo? Em qual posição da prateleira terá uma visibilidade melhor? É um produto novo ou um lançamento com sabor diferente? Como criar ações para torná-lo conhecido? São perguntas necessárias para criar as estratégias de exposição do seu produto.
3 – Entender e definir os canais de venda
Novamente vamos bater na tecla de entender quem é o seu público, afinal, definir onde investir dinheiro e tempo são essenciais para uma estratégia de Trade Marketing de sucesso. Para entender como realizar a distribuição dos produtos nos canais de venda é importante analisar qual o poder de compra, onde as pessoas estão e quais varejistas frequentam. Nem sempre o lugar com maior destaque é onde seu público está.
Mesmo como avanço digital, o Trade Marketing não fica para trás, ele ainda é importantíssimo para gerar mais vendas, para o público ter uma percepção maior do seu produto, afinal o consumidor não sai de casa pensando no seu produto ou pesquisa sobre ele, mas estando no lugar certo você pode chegar até ele, aumentando a frequência de compra por impulso e gerando domínio de mercado.
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