Como você, empreendedor, faz a gestão de vendas da sua equipe? Define metas, controla processos e direciona demandas para atingir os seus objetivos?
Se você não tem sequer uma planilha para controle, sim, você tem um problema. Se você não definiu ainda como é o seu funil de vendas, então, o seu problema é maior ainda.
Em pleno 2020, não podemos inferir que os resultados virão apenas contratando um profissional e dizendo: “sua meta é vender R$ X mil por mês”. Você, dono do negócio, é o responsável por esse profissional e precisa disponibilizar ferramentas para o dia a dia dessa pessoa. Precisamos ser francos contigo: talvez você tenha gente demais na rua e dando pouco resultado. Para tirar essa tensão dos seus ombros, separamos cinco dicas infalíveis para que o seu negócio seja ainda mais rentável. E o melhor: com um equipe engajada.
Existem diversas teorias sobre como conduzir um processo de gestão de vendas. Abaixo, vamos listar sete etapas que podem ajudar a abrir a sua cabeça nesse processo.
A primeira coisa que você precisa ter em mente é: compreenda e controle o andamento dos processos de gestão de vendas. Só assim você poderá identificar possivelmente o que vai mal e o que precisa ou pode ser melhorado antes do próprio processo de vendas começar.
Para tanto, capacitar e gerenciar uma equipe de vendas exige que você forneça informação de qualidade. Lembre-se de que treinamentos sobre os produtos precisam ser recorrentes. Os materiais que os seus vendedores apresentarão precisam ter qualidade – seja ele on-line ou off-line.
As principais mensagens da empresa (key message) precisam estar na ponta da língua da equipe externa de vendas. Eles são a cara da empresa nas ruas e são responsáveis também pela imagem que você quer transmitir.
Manter uma comunicação eficaz e ativa com a equipe, que representa seu produto em campo, é fundamental para não deixar o processo se perder em alguma etapa. Já pensou em enviar e-mails matinais com indicadores de tarefas para os seus representantes? Que tal uma conferência on-line de 20 minutos para alinhar as metas do dia ou da semana? São esses gatilhos que farão você ter a sua equipe na mão. Com a aproximação da sua equipe, você identifica quem são os engajados e quais não defendem a bandeira da empresa.
Vale também ter uma agenda on-line compartilhada. Muitas vezes para uma venda ser fechada e também para fidelizar clientes é preciso ter um acompanhamento assíduo das fases de negociação e visitas. Por isso, ajude sua equipe na organização de uma rotina produtiva, conscientizando-a da importância de ter organização, fazer follow-up e esteja sempre com essa comunicação aberta e em dia.
Como a sua equipe administrativa regula os gastos do seu representante? Ou você simplesmente não controla e mal sabe qual foi o verdadeiro investimento para realizar uma venda? Nesse caso, muito mais do que uma equipe capacitada, é preciso ter um bom software ou ferramenta para te mostrar resultados reais.Com o Mobbiz, isso é possível. Seu representante pode registrar as despesas que tiver durante o atendimento aos clientes e digitalizar os documentos e comprovantes para envio.
Assim, você pode ter todo esse controle da operação e ele também não se perde.
Vamos refletir: você trouxe clareza sobre as etapas que ele precisa cumprir para vender o seu produto; você capacitou sua equipe; depois criou maneiras de se comunicar com cada representante e implantou uma agenda comercial; depois de controlar as despesas, é hora de monitorar todos os resultados esperados por cada um da equipe.
Para entender onde estão possíveis falhas procure analisar o desempenho não de forma isolada. Analise as oscilações ou diferenças entre regiões e períodos específicos. Envie pesquisas de satisfação para os seus clientes. Nela, você colherá informações sobre o produto e também sobre a postura do seu vendedor. A partir disso, você terá mais uma maneira de indicar caminhos para o seu vendedor.
Se você não quer passar por todos esses processos com planilhas e descentralização, está na hora de conhecer o MOBBIZ, uma plataforma desenvolvida para dispositivos móveis, que ajuda gestores a extraírem o máximo rendimento de sua equipe de vendas, promotores e consultores de campo. Fácil, flexível, personalizável, moderna, tem suas funcionalidades agrupadas em três módulos de soluções:
1) Catálogo digital de produtos e automação de força de vendas
2) Gestão de Franquias
3) Trade marketing
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