O Social Selling é uma técnica que possibilita efetuar vendas por meio das redes sociais. Empresas B2B também estão utilizando seus conceitos para aumentar o número de vendas. Quer saber como funciona? Continue lendo a matéria.
O Social Selling, que traduzido significa venda social, é o processo de relacionamento de vendas por meio das redes sociais. Empresas B2B também estão apostando em plataformas como Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram e TikTok para conversar com o público.
De modo geral, a técnica consiste na prospecção de novos clientes por meio das redes sociais. O Social Selling é diferente do Social Marketing, uma vez que o contato é feito one-to-one, entre vendedores e prospects.
Para isso, os vendedores buscam possíveis clientes com o auxílio de um perfil em nome da empresa. E, para interagir, curtem postagem e trocam experiências em grupos fechados. Isso é importante para firmar a ideia de proximidade entre o cliente e a marca.
A grande vantagem da técnica Social Selling é usar a velocidade que a rede nos dá para alcançar possíveis clientes em grande escala e com eficiência.
Esse processo se tornou muito importante pois o mundo digital não mudou apenas os hábitos de consumo: a forma com que as pessoas se relacionam com as marcas também foi alterada e, neste momento, as pessoas buscam se relacionar com os princípios da organização. Isso é bem frequente no mundo B2C, porém, temos que lembrar que são pessoas que fazem negócios em organizações B2B e elas também levam em consideração os seus próprios princípios.
Já que as redes sociais são os principais canais de relacionamento no mundo atual, quais são os motivos para não usá-las para vender? Os potenciais clientes estão conectados e buscam soluções para suas dores e, se sua empresa marcar presença, ela certamente será vista e lembrada.
Os vendedores que utilizam a abordagem adequada nas redes sociais conseguem efetuar vendas. De certa forma, isso significa alcançar a meta estabelecida.
Mas, além disso, o Social Selling apresenta diversas vantagens. Veja só:
A primeira vantagem do Social Selling inicia-se quando o vendedor consegue estabelecer uma relação de confiança com o prospect.
O relacionamento é construído aos poucos, mas a partir do momento em que a marca conquista um espaço na mente do cliente, as chances de conversão tornam-se muito maiores.
No mundo atual todos estão conectados. Ao usar o Social Selling, sua marca pode ser vista por clientes que nem imaginavam a existência da mesma.
Existe uma grande possibilidade de que seus produtos e serviços supram as necessidades de outras organizações e o laço empresarial nasça por meio das redes sociais.
Ao criar um relacionamento sólido com os clientes por meio do Social Selling, todo o processo de persuasão para comprovar o valor das soluções oferecidas pela empresa fica mais curto e direto.
Além disso, os vendedores já conhecem os prospects e sabem quais são suas reais necessidades, indo direto ao ponto durante a apresentação da solução que melhor se enquadra para aquele caso.
De forma direta, ao reduzir o processo de ciclo de vendas com a ajuda do Social Selling, os custos para fechar um negócio também são reduzidos.
Desta forma, a verba destinada para o setor comercial pode ser investida em inovação para melhorar os processos de gestão de vendas.
Após captar o cliente que passou pela prospecção com o Social Selling, é preciso apresentar uma estrutura de qualidade para atender os pedidos com eficiência.
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