A Inteligência Artificial se tornou essencial para diversos segmentos e não seria diferente com o setor de vendas. Contar com a ajuda dessa tecnologia é saber que os processos serão otimizados e isso resultará em mais vendas. Quer entender como isso é possível? Continue lendo a matéria.
Cada dia nos surpreendemos mais com as tecnologias desenvolvidas. Um ótimo exemplo é a Inteligência Artificial, que chegou para ajudar diversos segmentos a atingirem melhores resultados. E isso não é diferente com o setor de vendas.
Conforme as questões que envolvem Machine Learning (Aprendizado das Máquinas) vão sendo aprimoradas, os processos se tornam mais rápidos e eficientes. Desta forma, ao invés de contar com a inteligência humana para entender dados, a equipe passa a utilizar a Inteligência Artificial para ser assertiva e inovadora.
Mas você sabe como usar a tecnologia a favor das vendas em sua organização? Nós vamos te apresentar algumas dicas. Veja só:
Os vendedores precisam conhecer o perfil do cliente para se sentirem confiantes em efetuar as vendas e, com a ajuda de ferramentas com a tecnologia de Inteligência Artificial, isso fica mais fácil.
Com essas plataformas, é possível compreender se o perfil do cliente que demonstrou interesse se encaixa em um produto ou serviço que sua organização oferece
Muitas empresas já aderiram à análise de perfilamento e pontuação preditiva, também conhecida como scoring, para garantir um follow-up mais eficiente e rápido.
Com as informações específicas de cada lead, os vendedores conseguem guiar a conversa de forma ainda mais personalizada para atender às necessidades do cliente.
Muitas organizações trabalham com prospecção ativa e, nestes casos, é importante dar foco em contas com maior propensão de gerar receita.
Desta forma, alguns vendedores podem pegar uma carteira de clientes com menor potencial que outros. Para evitar que isso ocorra, é importante utilizar a Inteligência Artificial para estabelecer a análise preditiva das regiões com maior probabilidade de efetuarem compras, dando a cada vendedor a mesma possibilidade de fechar negócios.
Essa pequena ação pode parecer inofensiva, porém, tira a pressão dos vendedores que atendem regiões com menores possibilidades de efetivação de compras e faz com que a equipe se torne colaborativa ao invés de competitiva.
Com base na situação apresentada no tópico anterior, ao utilizar a Inteligência Artificial para desenvolver uma análise preditiva regional, os vendedores podem encontrar novas oportunidades de negócios.
Essa tecnologia é perfeita para a criação de um roadmap de contratações, já que permite o desenvolvimento do negócio em verticais ou em regiões com maior facilidade de justificar o investimento com base em uma potencial receita.
Uma coisa é certa: vendas e marketing caminham lado a lado na busca por novos leads.
As agências, principalmente as focadas em Marketing Digital, contam com diversos programas que utilizam a Inteligência Artificial para identificar o público ideal e apresentar uma comunicação totalmente personalizada. Isso é o que fará com que os clientes demonstrem interesse no seu negócio.
Soluções inovadoras são acompanhadas pelo crescimento no número de vendas da organização.
A partir do momento que sua empresa utilizar soluções de Inteligência Artificial para otimizar os resultados será perceptível a crescente busca por seus serviços e produtos.
Mas, para que isso não seja um tiro no escuro, é fundamental se preparar. Para isso, uma plataforma de gestão de vendas é a melhor escolha.
O Mobbiz é uma ferramenta desenvolvida para todos os dispositivos e ajudará na tarefa de otimização de resultados. Com ela, é possível realizar o controle das vendas de todo o time, gerar relatórios em tempo real, produzir um catálogo virtual e, até mesmo, um e-commerce B2B.
Nós queremos ajudar o seu negócio na realização de todos os planos. Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe.