Os clientes buscam relações verdadeiras com as marcas e isso não é diferente no mundo B2B. A humanização no atendimento se tornou um grande diferencial para as empresas que apostaram seus esforços em oferecer a melhor experiência aos seus clientes. Quer saber mais? Continue lendo a matéria.
Com os avanços tecnológicos, perdemos o contato entre as pessoas e, consequentemente, a humanização do atendimento, principalmente quando pensamos em empresas com foco B2B. Esse simples ponto acabou se transformando no grande diferencial entre as empresas, já que a maioria conta com a ajuda de robôs para realizar o atendimento aos clientes em chats e ligações.
Uma coisa é fato: os consumidores estão em busca de relacionamento com as marcas. A maior prova disso é que não existe uma pessoa que já não tenha desligado uma ligação ao perceber que estava falando com uma máquina.
A humanização no atendimento de empresas B2B vem tomando força nos últimos anos, porém, com o distanciamento social vivenciado em 2020, as pessoas ficaram ainda mais carentes de contato e, por esse motivo, tornou-se uma das tendências para 2021. Mas você sabe do que se trata?
O atendimento humanizado é um conceito destinado ao segmento de vendas e trata sobre investir em estratégias para melhorar o relacionamento com os clientes. Para isso, os problemas devem ser recebidos e solucionados com o intermédio humano.
De uma forma mais simples, o atendimento humanizado nada mais é do que a troca de informações com o cliente com o auxílio de uma pessoa, ao contrário de chatbots, SACs automatizados e mensagens gravadas.
A principal característica da técnica é a empatia, já que a empresa com foco B2B precisa se colocar no lugar do cliente para entender quais são suas dores e necessidades. Com essas informações, fica mais fácil oferecer a solução ideal.
Colocar em prática esse tipo de estratégia é fundamental para oferecer a melhor experiência ao comprador. O atendimento humanizado garante personalização total do atendimento, além de uma solução rápida e eficiente para o problema apresentado.
É importante entender que o diálogo não precisa acontecer pessoalmente, porém, mesmo que seja feito por telefone ou mídias digitais, deve ser leve e com muita proximidade. Neste caso, os scripts ficam de lado e nascem perguntas que acolhem o cliente, buscando encontrar as soluções com muita simpatia e respeito.
A grande vantagem do atendimento humanizado é o vínculo que a empresa cria com o cliente. Isso gera uma relação de confiança entre as partes e resulta na fidelização do público e mais vendas.
As empresas buscam fechar negócio com um fornecedor que as atendeu bem e demonstrou interesse em solucionar o problema existente de forma totalmente personalizada.
Como falamos anteriormente, o atendimento humanizado é uma maneira de fazer com que sua empresa se destaque entre os concorrentes. Não importa o modelo de solução oferecido, mesmo que sejam soluções tecnológicas, o relacionamento dos vendedores com os clientes precisa acontecer de maneira próxima.
Durante o processo de venda, tudo precisa acontecer de maneira prática e eficiente. O atendimento humanizado é essencial para criar um relacionamento de confiança com os compradores, mas, a partir disso, é preciso contar com outras soluções para oferecer a melhor experiência ao cliente.
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