As tendências de consumo mudam constantemente e uma estratégia simples de vendas já não é mais atrativa e eficiente. Investir em comunicação humanizada é a chave para que as marcas conquistem e retenham novos públicos. Continue lendo e saiba mais.
A comunicação entre as marcas e os seus públicos não é algo novo: no universo dos negócios, a publicidade sempre esteve presente, ainda que de maneira pouco explorada em outros tempos. O comportamento dos consumidores vive em constante mudança, e as marcas precisam estar atentas para não ficarem para trás. Dentro de um universo de possibilidades e escolhas, a pergunta que tem sido feita frequentemente é: “Qual é o melhor tipo de comunicação a ser utilizada para atrair clientes e fidelizá-los: comunicação humanizada ou comunicação vendedora?”
Vender bens e serviços demanda das marcas não apenas um esforço de vendas tradicional, oferecendo os seus produtos por meio de uma comunicação vendedora para os potenciais clientes, destacando promoções e convidando as pessoas a conhecerem o que há disponível. Os consumidores buscam produtos que não apenas satisfaçam as suas necessidades, mas que também proporcionem bem-estar, identificação com seus próprios valores e autenticidade.
Tal como como os consumidores têm mudado o seu comportamento, as marcas devem acompanhar esse movimento adequando sua linguagem à de seu público. Na comunicação vendedora, enxerga-se o cliente apenas como mais um número, movendo esforços para ganhar a sua atenção imediata e realizar a venda, sem se preocupar com as outras etapas do funil de vendas. Esse é um erro comum, todavia, que precisa ser revisto se você quiser manter a sua marca viva no mercado nos próximos anos. A simples comunicação vendedora não atende às necessidades atuais dos consumidores e não contribui para o fortalecimento da imagem da marca. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Retail Dive, 61% dos consumidores afirmaram que é importante para eles receber um atendimento com comunicação humanizada e próxima, seja por meio de chats, redes sociais ou e-mail. Mais uma vez, os dados reforçam que os clientes buscam ser atendidos de forma próxima e empática, desde o processo de pesquisa até o pós-venda.
No universo B2B, isso não é diferente. Afinal de contas, apesar das vendas serem realizadas entre empresas, são pessoas que estão por trás deste relacionamento.
Para promover uma nova estratégia de marca, que tenha uma comunicação humanizada e próxima aos clientes, é possível utilizar recursos comuns em nosso dia a dia. Abaixo, citamos algumas ferramentas e dicas que podem viabilizar essa mudança de uma comunicação vendedora para uma comunicação humanizada e efetiva:
Muito mais do que vender os seus produtos, estabeleça um vínculo de confiança e parceria com os seus clientes. Por meio de uma plataforma B2B como o Mobbiz, seus produtos e serviços ficam expostos de forma muito mais explicativa e sem limitações regionais ou temporais.
Coloque descrições detalhadas, com riqueza de informações e imagens, utilize o campo de perguntas a seu favor e estabeleça contato com os seus consumidores em tempo real, por meio de uma comunicação humanizada.
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