As vendas na Black Friday cresceram muito nos últimos anos. Muitas empresas esperam atingir ótimos resultados em 2020. Para isso, é essencial manter a gestão do estoque em dia, facilitando a organização para o período. Quer saber como fazer isso? Continue lendo a matéria.
Como você já sabe, estamos chegando em uma das datas mais importantes do ano para o comércio. As vendas na Black Friday são muito promissoras, uma vez que a data atrai uma legião de consumidores em busca de bons preços.
Segundo dados analisados em uma pesquisa feita pelo Ebit e pela Nielsen, a Black Friday já é a data comercial com maior faturamento anual no Brasil. Em 2019, foram R$ 3,21 bilhões em vendas, ultrapassando o Natal.
Algumas empresas se dedicam totalmente à criação de estratégias de vendas na Black Friday e acabam esquecendo da importância de gerenciar um estoque. Quando pensamos em um e-commerce, por exemplo, esse erro é um dos principais causadores de baixa reputação para lojas.
A forma como a gestão do estoque será feita varia de acordo com o segmento de atuação e do tamanho da empresa. Em todos os casos, é essencial garantir um controle rigoroso para evitar que produtos inexistentes sejam vendidos, já que isso pode gerar problemas graves.
Para não correr esse risco, preparamos algumas dicas que devem ser seguidas para manter tudo em ordem para o grande dia. Veja só:
O primeiro passo para iniciar a gestão de estoque e deixar tudo organizado para as vendas na Black Friday é colocar SKU em todos os produtos.
A sigla significa “Stock Kepping Unit”, que traduzida quer dizer “unidade de armazenamento de estoque”. Sua função é facilitar o gerenciamento dos produtos estocados por meio de um código.
Em e-commerces contar com o SKU ajuda a identificar qual foi o item vendido e isso impede que produtos errados sejam enviados. Para quem também vende em Marketplaces, é possível garantir que a operação seja automatizada e unida em uma só plataforma, mostrando a quantidade real de estoque disponível no e-commerce e no Marketplace.
É essencial se preparar para o aumento de pedidos. Para isso, é possível se basear nos números de vendas na Black Friday anteriores. A partir disso, você saberá qual foi a média de procura por produtos e o que mais conquistou os consumidores.
Caso sua empresa ainda não tenha participado de nenhuma ação promocional como essa, dê uma pesquisada nos dados de vendas do segmento. Além disso, use as redes sociais para comunicar as promoções do período e acompanhe o engajamento dos interessados.
Para as vendas na Black Friday é preciso se preparar durante todo o ano. Inicie realizando inventários periódicos no estoque para identificar quais produtos devem passar por reposição.
Essa tarefa também ajudará a identificar quais possuem maior porcentagem de lucro e quais estão estocados em grandes quantidades. Ambos os casos são ótimas opções para entrarem em promoção e servir como chamariz para produtos com menor desconto.
É preciso conhecer muito bem quais são as necessidades do seu público para evitar prejuízos. Não é recomendado exagerar na quantidade de itens em estoque, já que a maioria desvaloriza com o passar do tempo.
Existem alguns motivos para que isso aconteça: lançamento de novas coleções, perda de interesse por parte do público, sazonalidade, modismo, entre outros. Quando o estoque é muito grande, as chances de contar com mercadorias encalhadas acabam sendo maiores.
A praticidade é a maior aliada para as vendas na Black Friday. Para isso, é fundamental contar com um sistema de gestão de vendas completo, que possibilita a organização do estoque com muita didática.
Mobbiz é uma ferramenta desenvolvida para ser usada em dispositivos móveis. Ele ajuda na gestão de vendas, possibilitando que todas as ações sejam monitoradas pelos gestores.
Além disso, é possível realizar uma gestão eficiente de estoque. Para isso, basta unir todas as dicas anteriores e cadastrar os produtos na ferramenta.
Você quer atingir o sucesso de vendas na Black Friday de 2020? Chegou a hora de implementar novas tecnologias. Entre em contato com nossos consultores e saiba como podemos ajudar.