O ERP é um sistema de gestão muito usado por empresas de diversos tamanhos. Ele é dividido em módulos e ajuda o gestor a ter insights significativos para definir uma estratégia de atuação. Quer saber mais? Continue lendo a matéria.
A tecnologia é uma forte aliada da otimização de processos das empresas. E o ERP é um ótimo exemplo disso. A sigla significa Enterprise Resource Planning e corresponde ao sistema de gestão integrado de uma organização.
Seu grande objetivo é ajudar o gestor a melhorar os processos internos e integrar as atividades de diferentes áreas, como vendas, finanças, administrativo, logística, marketing e RH.
Quando os dados são centralizados em uma única plataforma, o fluxo de informações torna-se mais fluido, garantindo um compartilhamento eficaz e ágil.
O ERP tem muito a acrescentar para o crescimento das empresas. A partir dos dados cadastrados, o gestor faz uma análise profunda sobre os clientes e tem insights totalmente relevantes para desenhar a melhor estratégia de atuação.
O principal objetivo do ERP é ajudar o gestor em tarefas rotineiras, como administrar contas a pagar e a receber, monitorar colaboradores e acompanhar os pedidos de compras.
Porém, a ferramenta possui informações que podem ser analisadas de forma estratégica, como por exemplo, a produtividade de cada funcionário. A parte de gestão de pessoas coleta informações relevantes para compreender o perfil de trabalho de cada colaborador.
Ao centralizar os processos em um ERP único para todos os setores, aumenta o controle e o acompanhamento dos processos. Se cada equipe utilizar uma ferramenta diferente, a probabilidade de erros acontecerem é maior.
O ERP garante muitos benefícios para as organizações, afinal, a plataforma foi pensada para melhorar os processos e reduzir a margem de erro.
Ela aumenta a eficiência da gestão e dá rapidez aos processos. A comunicação entre os setores passa a ser mais direta e acaba com os ruídos, fazendo com que os problemas sejam resolvidos com agilidade.
O cooperativismo também é instigado, uma vez que cada profissional deve abastecer o ERP com os dados relevantes para o seu setor, ou seja, enquanto o setor administrativo faz o cadastro geral do cliente, a equipe comercial abastece a plataforma com as formas de pagamento.
Essa solução também pode ser utilizada de forma estratégica para os profissionais de marketing. É possível desenvolver uma campanha promocional ao ver que a equipe de logística está com itens armazenados no estoque por muito tempo.
O mercado de softwares conta com diversas empresas de desenvolvimento de ERP. Todas as plataformas trabalham por módulos que atendem às necessidades específicas de cada setor. Os mais comuns são: faturamento, financeiro, compras, estoque, RH, fiscal, projetos e produtos.
Sabemos que as rotinas existentes em um ERP atendem muito bem os processo de uma empresa de forma horizontal, mas quando precisamos focar verticalmente nos processos de um setor, é necessário a realização de customizações nestas rotinas, o que normalmente requer um investimento alto e nem sempre atendem bem às demandas de cada equipe, sem contar as dificuldades que estas customizações implicam nas atualizações futuras do ERP.
Analisando especificamente os processos do setor comercial, que são muito dinâmicos e contam com características bem diferenciadas de empresa para empresa, vemos que a melhor alternativa é investir na contratação de sistema complementar ao ERP que implementa rotinas mais flexíveis e, por focarem de forma vertical nos processos do setor, contam com mais funcionalidades para melhor atender as demandas da empresa.
O Mobbiz é uma ferramenta desenvolvida para ser utilizada em todos os dispositivos e tem foco total na gestão de vendas.
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