O e-commerce B2B está sendo difundido no Brasil e tem um potencial promissor. Muitas empresas com esse foco estão encontrando nas vendas on-line um novo canal de vendas. Continue lendo a matéria e entenda.
De modo geral, o e-commerce business to business é um canal de vendas totalmente focado em transações entre empresas.
É comum que os produtos oferecidos sejam os mesmos dos outros canais já existentes. O grande diferencial é a capacidade de atingir o público-alvo sem pensar em fronteiras físicas e espaciais. Isso só é uma realidade em negócios on-line, possibilitando uma grande crescente de vendas.
Mas é preciso ter retorno financeiro para investir em um novo canal de vendas como o e-commerce B2B, não é mesmo? Separamos alguns dados que precisam ser analisados para tomar a decisão correta.
O primeiro ponto para a análise é que o mercado de e-commerce B2B no Brasil ainda está nascendo em relação aos países desenvolvidos, como é o caso dos Estados Unidos e dos países europeus.
Segundo o Forrester Research, em 2017, o e-commerce B2B dos Estados Unidos movimentou US$ 889 bilhões de dólares. Com essa informação, é possível compreender que este canal de vendas está totalmente difundido entre a população norte-americana.
Por outro lado, a situação no nosso país é favorável para a criação de lojas B2B on-line, afinal, o mercado ainda não está saturado e as empresas que optarem por vender no universo virtual podem se tornar inovadoras no seu segmento.
Nestes casos, o público não é o mesmo e, por esse motivo, é necessário desenvolver uma loja on-line pensada para atender às necessidades do seu cliente. Desta forma, não é ideal que uma empresa B2B utilize uma plataforma de e-commerce desenvolvida para a criação de lojas B2C.
A razão para isso é que as transações feitas no e-commerce B2B precisam de mais funcionalidades, de acordo com 3 pontos:
Os modelos de lojas virtuais focadas em B2C são pensadas para oferecer a melhor experiência aos consumidores finais. Quando pensamos no e-commerce B2B, a realidade é outra. O volume de compras é muito maior, além disso, as empresas possuem outras diferenças na forma de comprar os produtos em e-commerces.
É comum que as organizações realizem o pagamento faturado, ou seja, efetuam o pedido do e-commerce e a plataforma emite boletos para o pagamento. Isso se difere ao que acontece em lojas virtuais B2C, uma vez que o boleto precisa ser pago pelo cliente para que o pedido seja processado e, só em seguida, o produto é enviado para o comprador.
Ao efetuar uma compra em uma loja virtual B2C, o preço mostrado já é o total pelo qual o cliente deverá pagar. Isso acontece de outra forma no e-commerce B2B, uma vez que, além do preço do produto, os valores de impostos como IPI, ST, ICM E DIFAL precisam ser mostrados.
Como você viu, o e-commerce B2B tem muito a agregar aos seus negócios, mesmo com pontos específicos para a criação.
É importante destacar que esse é apenas um dos canais de venda que sua organização pode ter. Manter a equipe de vendas em parceria ao e-commerce é uma ótima opção, afinal, os vendedores já possuem sua carteira de clientes fiéis.
Mas você sabe como fazer isso?
O primeiro passo para montar um e-commerce B2B é contar com uma plataforma especializada nesse modelo de negócios.
O Mobbiz foi pensado para atender às necessidades de empresas que desejam entrar no mundo das vendas digitais e precisam de uma ferramenta própria para fazer com que isso aconteça.
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