Gerir um time de vendas não é uma tarefa simples. Muitos resultados estão em jogo, existem várias cobranças e é preciso otimizar todos os recursos que se têm para que o trabalho seja o melhor possível. E quem trabalha com isso sabe que, em geral, as principais dificuldades que afligem a rotina de representantes de vendas podem estar ligadas a: falta de tempo, organização, ferramentas e processos bem definidos. Tudo isso pode ser administrado com algumas medidas e recursos que apoiem essa organização.
Se você sente que seu representante não está conseguindo bons resultados, mas que você precisa ajudá-lo e compreender onde estão os gargalos, calma! Às vezes, simples dicas quando postas em prática já começam a dar uma grande diferença.
Se esse é o caso que você está enfrentando em sua empresa, fique atento ao que pode estar acontecendo.
Uma das coisas que podem impactar no resultado de vendas é o modo como o produto ou serviço é apresentado no momento de iniciar a venda. Não impactar na abordagem, não despertar a atenção do cliente logo no começo, pode ser um entrave para que a negociação continue.
Além da apresentação visual e detalhamento técnico, é preciso ter autoconfiança e desenvoltura.
Seu representante recebe treinamentos sobre os produtos? É capacitado a responder às principais dúvidas? Tem em mãos informações mais detalhadas caso o cliente queira saber mais para tomar sua decisão?
Se a insegurança estiver aí, é hora de investir em mais preparo e treinamento da equipe. A inexistência desse reforço pode indicar que o problema está dentro da sua própria empresa.
Capacite seus representantes de modo que estejam preparados para responder às dúvidas mais comuns e também levar informação de diferenciais que surpreenda os clientes, ajudando-os nessa tarefa com suporte de um bom catálogo, por exemplo.
Não fazer um follow up adequado nos processos de vendas e não se organizar com as etapas pode colocar tudo a perder no processo.
A enorme quantidade de tarefas pode acabar “travando a rotina”, sobrepondo compromissos e prejudicando os resultados do representante.
E deixar um cliente esperando não é nada elegante. Se isso acontece, a percepção e confiança que ele tem em relação a sua marca fica comprometida. Na ausência da resposta, com certeza, ele vai recorrer a outro fornecedor. Se o concorrente surpreendeu no atendimento, então, você perdeu um contato em definitivo.
Ter uma agenda de compromissos bem estruturada pode ajudar a gerenciar esses compromissos e até otimizar percursos, de modo que inclusive os custos sejam reduzidos.
Por exemplo, você está com alguma dificuldade em receber a comprovação das despesas? Isso não está permitindo que você seja mais organizado nesse controle?
Isso pode não só ser ruim para sua empresa, como também prejudicar o próprio representante, caso trabalhem com algum sistema de reembolso. Com um sistema que ajude a digitalizar esses comprovantes, todos saem ganhando. Assim, todos mantém o foco no que realmente “importa”, ou seja, o processo de vendas.
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Começou a entender o que pode estar acontecendo? Tem mais alguma situação que enfrenta no dia a dia e sente dificuldade? Compartilhe com a gente nos comentários! E continue acompanhando nosso blog para receber mais dicas que vão te ajudar a fazer sua gestão de vendas ser campeã!