Para realizar uma ação de trade marketing é fundamental ter um planejamento estratégico bem alinhado. Existem, ainda, outros pontos essenciais e você os descobre lendo essa matéria.
Sem dúvidas, a gestão e o planejamento são itens essenciais para que uma campanha de trade marketing atinja o sucesso esperado. Quando essas etapas são bem executadas, se tornam responsáveis por dar o direcionamento à campanha e fazer com que a mesma atinja os objetivos estipulados.
É fundamental ter em mente que um bom controle das ações planejadas para a campanha de trade marketing permite organizar os recursos que serão utilizados e prever o impacto da promoção na marca.
Se você tem dúvidas sobre as maneiras de realizar o gerenciamento da campanha, não se preocupe. Separamos algumas dicas infalíveis para atrair a atenção do público de forma assertiva. Veja só:
Como falamos anteriormente, toda campanha de trade marketing precisa começar com um bom planejamento. Como essa etapa é muito importante para o sucesso da ação, é necessário destinar uma atenção maior.
Esse planejamento é bem amplo e precisa que todos os passos de execução estejam detalhados, garantindo que os envolvidos destinem seus esforços para fazer com que a estratégia seja seguida à risca.
Alguns pontos que não podem faltar são: descrição das pessoas envolvidas no projeto, estudo de mercado, plano de comunicação, ação promocional, canais de divulgação e métodos de análise de resultados.
É preciso criar um equilíbrio entre a comunicação feita digitalmente e os itens que compõe o PDV. Para isso, é essencial que um ambiente funcional seja criado, deixando os produtos a mostra de forma estratégica.
Não deixe de conferir se existe alguma legislação municipal para exposição de materiais publicitários. Isso deve ser feito logo após identificar quais serão as regiões de veiculação da ação promocional.
E se tem algo que acaba com a reputação de uma marca é a falta de estoque. Durante a gestão da campanha de trade marketing é preciso ter muita atenção sobre a quantidade de produtos que entrarem e saírem, mantendo o estoque sempre abastecido com a quantidade certa de produtos.
Seja em pontos de venda físicos ou virtuais, a disposição dos itens que compõem a campanha de trade marketing precisa ser pensada para oferecer a melhor experiência de compra aos consumidores.
No PDV físico atente-se à altura de móbiles para ninguém bater a cabeça, evite colocar totens no meio dos corredores e estude quais são os melhores materiais para comunicar nas gôndolas, de forma que fique acessível ao cliente e não interfira na vista dos produtos expostos.
Já quando falamos em PDV virtuais pense na melhor combinação de cores para tornar o ambiente virtual agradável aos clientes. Além disso, evite usar plug-ins que saltam na tela com muita frequência. Por ser algo que aparece sobre as informações do site, é preciso escolher momentos estratégicos para utilizá-los.
Para garantir que tudo seja feito de acordo com a estratégia de campanha para trade marketing, desenvolva um cronograma exclusivo de ações.
Mesmo com um planejamento incrível, imprevistos podem acontecer. É preciso se preparar para esse tipo de situação e deixar um plano de contingência preparado para evitar desesperos.
Após a execução das ações planejadas anteriormente, é preciso analisar os resultados obtidos para descobrir se a mesma foi eficaz e trouxe os resultados esperados.
É o momento de voltar no planejamento, encontrar as métricas pré-estabelecidas e preenchê-las. Assim, ficará mais fácil saber se elas foram atingidas.
Com esse relatório em mãos, reúna os envolvidos na ação e verifique o que pode ser melhorado para ações de trade marketing futuras e quais foram as experiências que serão mantidas.
Como falamos, fazer a gestão da ação do PDV enquanto as ações da estratégia de trade marketing acontecem é muito importante.
Existem pontos que podem ser corrigidos durante o desenvolvimento e isso só será possível caso os resultados estejam sendo acompanhados em tempo real.
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