O mês de março não costuma ter muitas datas comemorativas para o mercado. Além do Dia Internacional da Mulher, eventualmente a Páscoa – dependendo do Carnaval, não é um mês que costuma ser trabalhado no comércio de forma ativa. Mas isso precisa ter outro olhar e o Dia do Consumidor veio para ajudar nessa construção.
Instituído no dia 15 de março, essa é uma data para celebrar quem é consumidor, consome e faz o comércio acontecer – nas mais diversas frentes de mercado e com os mais variados produtos e serviços. O Dia do Consumidor é perfeito para criar uma atmosfera de respeito e reconhecimento com o seu cliente, sendo importante se preparar em alguns aspectos:
Segundo o Google e seu monitoramento, a data do Dia do Consumidor já era um dia relevante para o varejo e, em 2023, a projeção é que seja ainda mais significativo. Por isso é importante olhar para o dia 15 com muita atenção.
O Dia do Consumidor precisa seguir uma estratégia específica?
Depende do que você quer trabalhar na data e, principalmente, o que espera de resultado a curto, médio e longo prazo. Marcas grandes costumam dar descontos especiais e progressivos, outras costumam dar brindes e há até aquelas que se preocupam com a experiência do consumidor dentro da loja/processo de compra.
É fundamental que sua estratégia seja pensada em alguns níveis, como: nicho, mercado, o que o seu consumidor deseja e, acima de tudo, o que você consegue proporcionar de narrativa e de único enquanto marca – esse é o diferencial de sucesso. Não é sobre construir algo repleto de etapas e situações, mas algo que dialogue com seu cliente e que faça sentido para seu negócio, independentemente do seu tamanho, essa é a construção da narrativa.
E isso se reflete na expectativa para o próximo ano, em outras “edições” e até mesmo em outras datas – que podem (e devem!) ser trabalhadas dessa forma: com estratégia, pensadas no seu consumidor final e também na trajetória de marca.
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Como a Mobbiz pode te ajudar na construção do seu negócio e na captação de um consumidor qualificado?
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