Para organizar a empresa e ter a certeza de que tudo funcionará bem no próximo ano, desenvolver um planejamento estratégico é essencial. Mas você sabe como fazer isso da melhor forma? Separamos algumas dicas. Continue lendo a matéria e saiba mais.
O ano de 2021 já está batendo em nossa porta. E é como dizem, ano novo, vida nova. Para que isso também aconteça no âmbito profissional, é preciso desenvolver um planejamento estratégico.
Muitas pessoas encontram dificuldades em executar essa tarefa, porém, você não precisa se preocupar! Preparamos um guia com o passo a passo para ser assertivo no planejamento estratégico de 2021. Veja só:
Para dar início à elaboração do planejamento estratégico de 2021 é preciso ter total conhecimento sobre as informações de 2020.
Entender quanto foi vendido, quais os produtos ou serviços foram mais procurados, quantos clientes foram conquistados e perdidos, quem são os consumidores mais ativos e quais os produtos ou serviços mais rentáveis ajuda a ter um panorama macro sobre a empresa, orientando nas escolhas estratégicas que devem ser adotadas para o próximo ano.
Além dos itens internos, você também precisa conhecer os fatores externos da organização. Você não terá controle sobre a economia mundial, por exemplo, mas ela influencia muito no seu negócio e precisa ser levada em consideração para desenvolver planos de contingência.
Com base em suas conclusões sobre as informações obtidas após os estudos relacionados ao ano de 2020, é preciso incluir em seu planejamento estratégico qual será o cenário mais provável para 2021, como o aumento, estagnação ou redução das vendas.
Isso pode ser feito ao aplicar um percentual de crescimento ou queda sobre as vendas do período anterior. É comum que sejam definidos 3 cenários: o mais realista, um pessimista e outro otimista. Por mais que pareça algo difícil, é necessário definir quanto o seu negócio pretende vender.
A Análise SWOT e a Matriz BCG são ótimas ferramentas para ajudar nesta questão.
Após ter a previsão de vendas definida em seu planejamento estratégico, é hora de definir quais são os objetivos de venda de cada produto ou serviço. Para que esse ponto não se perca durante o ano, defina metas específicas para os trimestres e semestres.
A equipe também precisa entrar nesse planejamento. Distribua as metas entre os vendedores conforme o seu desempenho no ano anterior. Você poderá perceber que cada profissional tem mais facilidade com um tipo de produto ou serviço e se ele ficar encarregado por essa parte, certamente alcançará melhores resultados.
Investimentos são necessários para fazer com que o seu negócio cresça. Por esse motivo, é preciso realizar a divisão dos recursos financeiros no planejamento estratégico.
Comece definindo qual é o budget que poderá ser investido e, a partir disso, o divida entre treinamentos para os colaboradores, materiais de comunicação, tecnologia, transporte, novas contratações, entre outras necessidades específicas da sua empresa.
Para o começo do ano, prepare uma apresentação direta e completa para a equipe com todos os pontos estabelecidos no planejamento estratégico anual.
Os cronogramas, materiais de apoio e todas as metas precisam ser levadas para os vendedores, já que eles fazem parte da operação e irão colocar a estratégia em prática. Não se esqueça de passar as metas individuais de cada colaborador de forma particular.
Vivemos em um mundo totalmente conectado e apresentar soluções inovadoras no planejamento estratégico é essencial. Uma ótima opção é escolher ferramentas que melhoram os resultados da equipe e otimizam os processos. Elas devem ser apresentadas junto com os cronogramas anuais.
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Com catálogo digital e plataforma e-commerce B2B, é muito mais fácil alcançar as metas estabelecidas. Além disso, ele oferece a geração de relatórios em tempo real, o que permite acompanhar a eficiência do planejamento estratégico.
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