A indústria da beleza nacional cresceu muito nos últimos anos. Separamos alguns dados para te mostrar como é importante se preparar para a expansão do segmento nos próximos períodos. Continue lendo a matéria e saiba mais.
Você sabia que a indústria da beleza no Brasil é uma das mais promissoras do mundo? A expectativa é que surjam muitas oportunidades para as marcas que desenvolvem produtos de cuidados pessoais, higiene, cosméticos e perfumaria nos próximos anos.
A cada dia, cresce o número de buscas por marcas menores, com ideologias mais sustentáveis e veganas. O mercado está aquecido e empresas de todos os tamanhos contam com chances de prosperar.
Segundo dados apresentados pela empresa Euromonitor no relatório “Beauty and Personal Care in Brazil”, em 2019, a indústria da beleza brasileira atingiu a marca de 29,62 bilhões de dólares, fazendo dela o quarto maior mercado consumidor de cosméticos e cuidados pessoais do mundo.
O país também destaca-se quando o assunto são os lançamentos no mercado mundial. Os produtos desenvolvidos pela indústria da beleza nacional já são expostos em mais de 174 países, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Este é um dado apresentado pelo Ministério da Economia e pela Secretaria de Comércio Exterior.
Em 2020, mesmo em meio à pandemia, os resultados da indústria da beleza foram positivos: durante o ano, observou-se o aumento da procura por itens de cuidados pessoais, como skin care, fazendo com que o segmento se consolidasse de forma equilibrada e coesa.
Segundo informações da Goldstein Research, estima-se que, até 2030, a indústria da beleza brasileira conquiste um crescimento de 4,76%.
Com um crescimento tão expressivo na indústria da beleza nacional, é muito importante que as empresas do segmento estejam preparadas para o crescimento no número de vendas.
Para isso, é preciso começar com uma análise completa de mercado. Isso ajudará a compreender quem são os reais concorrentes e o público-alvo da marca. Desta forma, fica mais fácil traçar as ações estratégicas que precisam ser adotadas.
Em um segundo passo, devem entrar as ações de comunicação. Este é o momento de pensar o que deverá ser feito para que o público encontre os produtos que a empresa oferece. Também é importante desenhar quais serão as campanhas promocionais e a verba de investimento para cada uma delas. As métricas de análise precisam ser objetivas para identificar se as metas foram alcançadas com sucesso.
Quando pensamos no público B2B (Business to Business), também é preciso estabelecer um processo de prospecção onboarding, ou seja, ativa. Nela, os representantes comerciais entram em contato com possíveis empresas compradoras para fazer uma apresentação dos produtos e seus benefícios.
Geralmente, uma indústria vende para outras empresas. No caso da beleza, isso não é diferente. É comum que os pedidos sejam feitos em grande escala, solicitando produtos para revenda e, por esse motivo, contar com um sistema de gestão é essencial.
Se você trabalha em uma indústria da beleza, conheça o Mobbiz. A plataforma de gestão foi desenvolvida para ser utilizada em todos os dispositivos que se conectam à internet, permitindo maior flexibilidade e dinamismo para o trabalho do time comercial.
Além disso, a ferramenta disponibiliza diversas opções que facilitam a vida dos vendedores: é possível desenvolver um catálogo digital, evitando que eles carreguem amostras pesadas para oferecer aos clientes; as vendas podem ser feitas em qualquer momento do dia com o e-commerce B2B; e os gestores podem acompanhar os resultados do Trade Marketing de onde estiverem.
Veja o feedback de Nivaldo Poletti Garcia, Diretor Comercial do Grupo Mundial/Impala: “[…] facilitou muito a vida do vendedor em relação a pilha de catálogos que tinham que carregar. Hoje, com tablet ou notebook, ele consegue fazer a apresentação da linha de produtos ao cliente de forma ágil”.
É muita praticidade em um só lugar. Quer saber mais? Entre em contato com nossos consultores e tire suas dúvidas. Essa é a melhor opção para otimizar as vendas na sua indústria da beleza.