O mercado de franquias está se mostrando muito promissor no Brasil, mas para que a marca cresça de forma saudável é preciso colocar em prática técnicas de gestão de franquias. Continue lendo a matéria para saber mais.
Apostar em redes franqueadas é uma ótima opção para todos os empresários que desejam expandir sua marca, pois o setor teve crescimento de 7,1% em 2019. Mas, para tornar esse objetivo real, é fundamental ter uma ótima gestão de franquias.
Ainda falando sobre o ano passado, mesmo com todo o cenário de instabilidade econômica, os lucros do setor de franquias superaram R$ 174,8 bilhões, comprovando que as oportunidades de crescimento do negócio são ótimas.
Para fazer com que tudo funcione da maneira correta, o franqueador precisa ter conhecimentos em gestão de franquias. Garantir o padrão entre todas as unidades é essencial para que a credibilidade da organização seja mantida.
Por isso, preparamos algumas dicas de gestão de franquias para você!
O planejamento estratégico é fundamental para traçar os objetivos que a organização deseja alcançar em determinado período de tempo, optando por soluções eficazes e concentrando esforços e recursos para isso.
Esse processo oferece conhecimentos para quem for realizar a gestão de franquias, ajudando a prever situações e definir quais serão as estratégias utilizadas para alcançar os objetivos.
Ao projetar o futuro da rede, o gestor precisa ter em mente, de forma clara, quais são as metas que precisa atingir, para que, assim, seja objetivo e focado nas ações que irá tomar.
A principal característica para definir o sistema de franquias é “padronização”.
Ao comprar uma franquia, o investidor sabe que está entrando em um modelo de negócios que apresentou resultados positivos.
Porém, ele também compreende que, para obter os mesmos resultados, será necessário seguir uma série de padrões pré-estabelecidos pela marca.
Você pode apresentar as soluções de padronização aos seus investidores por meio de palestras, manuais descritivos e, até mesmo, consultoria de campo, que consiste em uma espécie de inspeção periódica para garantir que tudo esteja funcionando da melhor forma.
Possuir uma imagem fortalecida no sistema de franquias também é de extrema importância, visto que, estabelecer a uniformização de fotos, linguagens e atendimento ao público é fundamental para garantir a credibilidade da marca.
No quesito marketing, o responsável pela gestão de franquias pode trabalhar de diversas formas.
Existem profissionais que preferem centralizar a comunicação em um único perfil (reconhecido como perfil oficial). Já outros, optam por contratar uma agência para desenvolver todos os conteúdos, que são repassados aos franqueados para divulgação.
Concentrar o marketing de todas as unidades com a mesma agência facilita o processo, pois cada franqueado pagará seus gastos, mas a qualidade será mantida.
O controle de qualidade é essencial para agregar valor ao produto ou serviço oferecido por sua marca.
Manter essa padronização exige muitos conhecimentos sobre gestão de franquias, além de uma organização impecável.
E as unidades que não mantiverem a qualidade serão prejudicadas, com a diminuição da margem de lucro.
Para avaliar o desempenho dos franqueados, os responsáveis pela gestão de franquias devem analisar alguns indicadores para mensurar o andamento dos negócios.
E nisso, a gente pode te ajudar! Um dos módulos de trabalho da nossa ferramenta é especialmente destinado para auditoria de franquias.
Com o Mobbiz, o processo fica mais produtivo e eficiente, facilitando o controle da equipe de consultores e auditoria de operações.
Na versão mobile, desenvolvida para ser usada em smartphones e tablets, é possível realizar a coleta de todas as informações da franquia, incluindo mobiliário, material promocional, equipe, metas, vendas e estoques.
Além disso, a plataforma possibilita o acompanhamento de rotas e visitas, com a ajuda da geolocalização.
Para auxiliar na gestão de franquias, ainda é possível criar um check-list de auditoria e planos de ação.
A prestação de contas para reembolso também pode acontecer por meio da ferramenta, assim como a apresentação do ranking de lojas e franqueados.
Como você viu, levar essa facilidade para sua rede pode trazer diversos benefícios. Saiba mais sobre o Mobbiz e entre em contato com nossos especialistas para oferecer a praticidade que seus investidores precisam.
Não se esqueça de acessar nosso blog para encontrar diversas matérias sobre o tema!