O Dia das Mães é um dos maiores eventos sazonais comerciais, movimentando milhões de reais em negócios todos os anos. Mas você sabe como preparar sua loja para as vender nesta data?
Em 2022, o faturamento diário das lojas virtuais chegou a 142 milhões de reais, um aumento de 6,8% em relação a 2021, de acordo com os dados de uma pesquisa da plataforma de e-commerce Nuvemshop.
Este ano, o Dia das Mães será comemorado no dia 14 de maio e, para aproveitar ao máximo, é imprescindível planejar com antecedência os eventos, promoções e ações especiais para o evento.
Pensando em te ajudar a potencializar seu desempenho, listamos 5 ideias para aumentar as vendas da sua loja neste Dia das Mães 2023. Vamos ver!
Quem vende produtos pela internet e viu a demanda aumentar durante a pandemia, comemora a data no segundo domingo de maio como um momento para acelerar os negócios. Afinal, é uma época em que filhos, maridos, irmãos, amigos e outros presenteiam mulheres que reconhecem seu papel de mãe com todos os objetos de amor que merecem.
Além disso, também existem outros bons motivos para os empreendedores decidirem investir em estratégias nesta data sazonal. Uma delas é o tráfego de clientes que a empresa pode receber, afinal, quanto maior o movimento, maior o reconhecimento da marca.
Vale lembrar que o Dia das Mães também é uma comemoração muito emocionante, cheia de significado, e pode ser uma oportunidade para as empresas fazerem conexões importantes com seus clientes – seja por meio de brindes especiais após a compra ou até mesmo no serviço pós-venda.
No geral, o investimento nesta data é excelente para o tráfego de compradores que ela gera, bem como para a oportunidade de lucro e proximidade com os clientes. Então confira abaixo nossas dicas de venda!
Uma ótima maneira de se destacar da concorrência no Dia das Mães é criar uma campanha especial que toque o sentimento do consumidor esteja diretamente relacionada com sua marca.
Para isso, é necessário entender totalmente o seu público-alvo e orientar o método das atividades de acordo com as preferências e necessidades dos clientes. Nesse ponto, lembre-se de que muitas vezes existem itens que as mães não compram sozinhas, mas outras pessoas querem presenteá-las.
Vale ressaltar também a importância de fugir do comum e evitar o uso de estereótipos associados à maternidade. Afinal, existem diferentes tipos de mães com diferentes idades, ocupações, hábitos e interesses.
Então, solte sua criatividade e amplie suas possibilidades de agir para conquistar o público e destacar seu negócio no mercado.
O Dia das Mães normalmente traz um aumento nas visitas e pedidos nas lojas. Portanto, a infraestrutura do e-commerce deve estar bem preparada para atender as demandas dos clientes e aumentar as vendas.
Analise o histórico do seu negócio para entender melhor o que seus consumidores desejam, seus períodos de pico de vendas e quais produtos normalmente vendem mais.
Para evitar problemas de falta de estoque, você precisa planejar com antecedência e ainda pode negociar os melhores preços e prazos de entrega com seus fornecedores, para garantir que haja itens suficientes em sua loja.
Outro ponto importante é verificar o desempenho da sua plataforma de e-commerce e formas de pagamento. Dessa forma, você pode garantir que os usuários possam navegar no site de maneira fácil e consistente.
Assim como em outras datas sazonais, bons preços e promoções são fatores importantes na decisão de compra do consumidor no Dia das Mães.
Para atender a essa necessidade, diversos tipos de ofertas podem ser oferecidos, como frete grátis, promocodes para categorias específicas de lojas, parcelamento diferenciado e descontos progressivos.
Uma ótima forma de aumentar o faturamento da sua loja é oferecer pacotes de produtos complementares que tenham preço promocional quando comprados em conjunto. Essa tática incentiva os consumidores a adquirirem mais itens para aumentar seu presente.
Para escolher os melhores produtos para uma oferta, você pode identificar no seu negócio aqueles que são mais datados, os que são produzidos em grande quantidade e são muito atrativos para os clientes, e os que estão estacionados em seu estoque e precisam ser rodados.
Ressaltamos aqui que em 2022, a categoria com maior destaque nas vendas durante as duas semanas de evento foi a de bebidas. De acordo com a pesquisa AlliN, isso se deveu principalmente às festividades realizadas no Dia das Mães. Em seguida, beleza, farmácia e saúde, moda e acessórios, casa e construção, alimentação e supermercados, eletrodomésticos e pequenos eletrodomésticos.
A rede social é um ótimo canal para participar de atividades envolventes e interagir com o público da sua loja. Nela, você pode apostar em uma programação especial para o Dia das Mães, combinando anúncios promocionais com conteúdos que gerem valor para o seu público.
Algumas ideias incluem postar guias de presentes para cada tipo de mãe, compartilhar dicas para comemorar uma data e promover quizzes e enquetes temáticas em seus stories do Instagram.
Também é possível firmar parceria com influenciadores digitais do seu nicho para alcançar e engajar mais pessoas. Para isso, encontre celebridades que se preocupam com seu público para produzir um conteúdo autêntico que promova sua marca.
Gostou das nossas ideias para aumentar as vendas de Dia das Mães? Agora seu e-commerce está mais preparado para capitalizar os resultados desta data tão associada ao varejo digital.
+ LEIA MAIS: DIA DO CONSUMIDOR: É UMA DATA IMPORTANTE?
+ VEJA TAMBÉM: DATAS COMEMORATIVAS: POR QUE CELEBRÁ-LAS NO SEU NEGÓCIO?
+ VOCÊ PODE GOSTAR: VENDAS B2B: O QUE O CHAT GPT PODE NOS ENSINAR?
+ LEIA TAMBÉM: COMO AUMENTAR AS VENDAS, OTIMIZANDO O SEU TEMPO?
Quer saber mais sobre a Mobbiz e/ou como impressionar seu cliente e fazer vendas melhores? Nos acompanhe nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.