Com a chegada da pandemia, muitas empresas mudaram seus processos e aderiram às novas formas de vender. Isso interferiu totalmente nas tendências para 2021. Quer conhecer quais são elas? Continue lendo essa matéria.
O ano de 2020 foi muito difícil, já que a pandemia chegou e fez com que tudo acontecesse diferente do que foi planejado. As empresas precisaram inovar para manter sua saúde financeira e algumas das ideias adotadas refletem nas tendências para 2021.
Na área de vendas, essas mudanças também aconteceram. Por mais que a maioria das empresas não tenha deixado de vender, o distanciamento forçou os gestores a repensar nas estratégias e procedimentos adotados. A venda remota, por exemplo, se tornou essencial para negócios que nunca haviam pensado em colocá-la em prática.
Com a virada de ano, devemos olhar todos os acontecimentos de 2020 para absorver as principais lições que se tornarão tendências para 2021. Preparamos uma lista com os principais pontos. Acompanhe:
Com a chegada da pandemia, o trabalho remoto se tornou algo essencial. Segundo pesquisas realizadas no período, 76,6% das empresas adotaram o formato de home office ou flexibilizaram os horários da equipe.
Por esse motivo, as vendas a distância são tendências para 2021. E essa questão impacta diretamente no planejamento anual, que precisa contar com planos eficientes para fazer com que as vendas continuem acontecendo.
Para as organizações que ainda não prepararam um e-commerce, não tem mais como fugir. Essa é a hora de investir em uma plataforma de vendas on-line para otimizar os processos e aumentar os resultados.
A pandemia fez muitas empresas desenvolverem novas estratégias para vender remotamente. A mais usada foi o lançamento de e-commerces. Pesquisas apontam que houve um crescimento de 110% no número de vendas em lojas virtuais durante o período.
Neste contexto, uma das tendências para 2021 é oferecer uma experiência omnichannel aos consumidores, integrando diversos canais, ou multichannel, apresentando diversos canais para que o cliente escolha o que mais o agrada.
Outro item que não poderia faltar entre as tendências para 2021 para vendas é a humanização.
Mesmo que as vendas passem a ser cada vez mais digitais, a interação pessoal continua sendo o foco das relações comerciais. É a interação com o representante de vendas que permite que um relacionamento sólido seja construído. Isso ajuda a fortalecer a confiança do cliente com a marca e não pode ser deixado de lado!
As chamadas de vídeo são ótimas opções nestes casos. O cliente consegue identificar que do outro lado do computador existe uma pessoa que está disposta a ajudar na busca por soluções para as suas necessidades.
Além disso, o pós-venda precisa ser feito de maneira eficiente e verdadeira. O carinho e a educação jamais devem estar fora da conversa. Busque compreender qual a relação que seu cliente vivenciou com seu produto ou serviço.
O Social Selling não é bem uma tendência para 2021, já que vem sendo tratado há algum tempo. Porém, após o período de pandemia, ele ganha ainda mais relevância.
O termo significa “venda social” e consiste em ampliar o relacionamento com o consumidor usando as redes sociais para vender mais. Com o período em casa, todos se tornaram usuários ainda mais frequentes das redes, o que fez com que as plataformas se tornassem eficientes ferramentas de prospecção.
Em 2020 acompanhamos uma rápida evolução do processo de transformação digital e isso continuará como uma das tendências para 2021.
Muitas empresas precisaram modernizar os seus processos para garantir a assertividade da equipe que, pela primeira vez, encontrava-se distante.
A área de vendas também passou por mudanças. A verdade é que usar as redes sociais para anunciar é um ponto muito importante, mas não é o suficiente para levar a inovação ao seu negócio.
Para isso, usar plataformas de gestão de vendas é um ótimo passo, permitindo que o mundo digital seja responsável por facilitar processos e otimizar resultados.
O Mobbiz é uma plataforma desenvolvida para todos os dispositivos, incluindo os móveis, que oferece funcionalidades totalmente voltadas a aumentar o número de vendas.
Com catálogo digital, plataforma para desenvolvimento de um e-commerce B2B, personalização com a identidade visual da empresa e geração de relatórios em tempo real, fica mais fácil atingir as metas para 2021.
Quer saber mais? Entre em contato com nossos consultores.