As vendas por WhatsApp já são uma realidade no universo corporativo. Muitas empresas B2B estão usando o aplicativo para alcançar os resultados desejados. Quer saber como isso é possível? Continue lendo a matéria.
As vendas por WhatsApp passaram a fazer parte da realidade de muitas empresas B2B nos últimos anos. Essa foi uma estratégia adotada com muita inteligência, afinal, o WhatsApp é o principal aplicativo de mensagens instantâneas usado pelos brasileiros.
Graças à popularidade, a plataforma lançou a versão WhatsApp Business, própria para ser utilizada por empresas. Ela possui diversas funcionalidades exclusivas, como programação de mensagens automáticas, campos para informar site, endereço, informações de contato e horário de trabalho, além da possibilidade de criar um catálogo on-line.
E a ferramenta está com uma novidade: o WhatsApp Pay. Com ele, é possível efetuar pagamentos diretamente na conversa, permitindo que os negócios sejam fechados com ainda mais facilidade e praticidade.
Mas você sabe como as vendas por WhatsApp podem acontecer no universo entre empresas? Nós te explicamos. Veja só:
Uma das principais estratégias utilizadas por vendedores B2B é a prospecção ativa.
O primeiro passo para conquistar vendas por WhatsApp seguindo essa estratégia, é entender ao certo quem é o público-alvo com o qual você deseja conversar. Com isso, fica muito mais simples desenvolver a abordagem ideal.
Vale lembrar que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já está ativa. Ou seja, não é interessante mandar mensagens para pessoas que não autorizaram o contato. Mesmo sendo uma relação entre empresas, quem está por trás do celular são pessoas que precisam ter seus dados sensíveis preservados.
Para te ajudar nesta tarefa, separamos algumas dicas muito importantes para fazer com que as vendas por WhatsApp sejam realizadas.
A mais importante delas é: use o WhatsApp Business. Como falamos anteriormente, a ferramenta nasceu para ser utilizada exclusivamente por empresas, contando com diversas opções que facilitarão a comunicação entre as organizações. Verifique o perfil para passar ainda mais credibilidade aos clientes.
Se a ferramenta possui diversas funcionalidades exclusivas, sua organização precisa utilizá-las. Inserir as informações empresariais é primordial para passar segurança aos clientes e efetuar vendas pelo WhatsApp.
Neste espaço, é possível adicionar uma descrição ao produto ou serviço e acrescentar imagens ilustrativas. Com essas informações, os clientes entendem a credibilidade da marca e podem tirar eventuais dúvidas.
Quando for montar o seu perfil, coloque os dados de localização, tipo de empresa, segmento do negócio, e-mail para contato, link para o site institucional e breve descrição dos produtos ou serviços.
As facilidades do WhatsApp Pay já estão disponíveis para usuários dos perfis comerciais.
Para usá-lo nas vendas por WhatsApp, é preciso criar uma conta Cielo ou conectar uma conta ativa da empresa.
O pagador deve configurar um cartão no Facebook Pay e o pagamento é feito diretamente na conversa, nas opções “anexar”, seguida de “pagamentos”.
É importante saber que o pagamento precisa ser aceito em até 2 dias úteis. Caso isso não seja seguido, o valor retorna ao remetente.
Assim como acontece nas prospecções por telefone, a abordagem inicial precisa ser sutil e amigável. Mostrar que a sua empresa quer ajudar e possui as soluções necessárias para sanar as dores de outras organizações é o caminho ideal.
Como a conversa é feita por mensagens, não force uma interação. O cliente pode demorar para responder pois possui outras obrigações durante o horário comercial, como reuniões e tarefas que precisam de atenção total.
É essencial que a equipe comercial compreenda a seriedade da ferramenta, evitando memes, figurinhas e gifs que são utilizados na comunicação pessoal.
Agora que você já sabe como usar o Whatsapp para melhorar e potencializar sua comunicação com o cliente, venha conhecer o Mobbiz uma plataforma de gestão que potencializa o número das suas vendas.
Com o Mobbiz, ficará mais fácil acompanhar os resultados da sua equipe de vendas, já que é possível gerar relatórios em tempo real. Além disso, é viável usar os módulos de Catálogo Virtual, E-commerce B2B e Trade Marketing, garantindo uma gestão completa do time.
Quer saber mais sobre a ferramenta? Entre em contato com nossos consultores e tire suas dúvidas.