A prospecção de clientes tem forte potencial de conversão. Para isso, é preciso ser assertivo com o público-alvo e apresentar um conteúdo que transmita conhecimento e credibilidade. Continue lendo essa matéria e entenda.
Você sabia que a chance de vender seu produto é 50% maior quando a prospecção de clientes é realizada? Isso é possível pois converter uma venda se torna mais fácil quando falamos com alguém que está procurando pelo que oferecemos.
Para atingir o sucesso nessa ação, é preciso ter um plano de prospecção de clientes bem estruturado. Ou seja, antes de entrar em contato com qualquer pessoa é essencial organizar como o processo acontecerá.
Prospectar significa divulgar o nome da sua empresa. Quanto mais conhecida a marca se torna, mais fácil é fixar seu nome e vender o produto, já que isso garante confiança e credibilidade para o consumidor.
Existem algumas maneiras de realizar a prospecção de clientes. Para ajudar na escolha do melhor caminho, separamos algumas dicas. Veja só:
Na vida profissional, tempo é dinheiro. Se um colaborador entra em contato com uma pessoa que não está interessada no que sua empresa oferece, isso significa que os esforços realizados não trouxeram o retorno esperado.
Para realizar a prospecção de clientes é importante contar com uma base de leads quentes, que já demonstraram interesse nos produtos em algum momento e que apresentem maior probabilidade de conversão.
Prospectar é uma forma de apresentar os serviços oferecidos por sua empresa para possíveis clientes que, ao se interessarem, vão converter em vendas.
Durante a prospecção de clientes, o objetivo é construir uma primeira parte do relacionamento comercial e abordar assuntos relacionados à venda pode afastar o possível consumidor.
Você já deu uma olhada na sua carteira de contatos e identificou que há algum tempo não se relaciona com um cliente?
Retome o relacionamento e entenda o real motivo da conta estar parada. Faça uma nova prospecção e mostre como as soluções oferecidas por sua empresa podem ajudar nas necessidades daquele consumidor.
Nós já falamos sobre pós-venda em outra matéria, com dicas que devem ser seguidas para fidelizar consumidores.
Conhecer o público-alvo significa mais do que planejar o que será falado durante a prospecção de clientes. É preciso entender quais são seus gostos e necessidades e isso ajudará a traçar qual é a melhor forma de apresentar as soluções que sua empresa oferece para atender as necessidades do mesmo.
Passar credibilidade é um fator decisivo para conquistar o cliente e converter a prospecção em uma venda.
Para isso, desenvolva abordagens que realmente sejam relevantes para o seu consumidor. Isso fará com que ele entenda sua marca como referência e sempre que precisar de soluções que estejam dentro do seu campo de atuação, procure seus produtos e serviços.
Quando o cliente demonstra interesse nas soluções durante a prospecção, ele passa do primeira parte do relacionamento comercial e é transferido para a equipe de vendas.
Nessa nova etapa, o time precisa estar preparado para atender as necessidades dos consumidores e conquistar o Customer Success, que também já explicamos em outra matéria.
Para isso, a tecnologia se torna uma forte aliada. O Mobbiz é uma plataforma desenvolvida para dispositivos móveis que ajuda na gestão de venda e facilita o processo de conversão.
Quer entender melhor como essa ferramenta pode auxiliar na conversão de vendas? Acesse nosso site.