O pós-venda é uma etapa do processo que acaba sendo esquecida por algumas empresas. Ele é fundamental para garantir uma ótima experiência e fidelizar clientes. Quer saber como? Continue lendo a matéria.
Um bom pós-venda é o responsável por manter clientes fidelizados e, por isso, é tão importante cuidar dessa etapa.
Oferecer um bom atendimento ao consumidor é fundamental em todos os momentos da venda, mas ter essa atitude no pós-venda permite que ele perceba a seriedade da organização, além de reconhecer o seu valor para a empresa. Com isso, torna-se possível firmar uma relação sólida.
A grande verdade é que de nada adianta investir em comunicação, contar com a melhor equipe ou oferecer os melhores produtos e serviços se o cliente não se sentir acolhido no pós-venda. É necessário oferecer uma assistência de qualidade em todas as etapas do processo.
Para explorar as principais características dessa etapa, é fundamental compreender quais são os dois tipos de pós-venda. Ambos possuem o objetivo principal de manter o cliente satisfeito por meio de transmissão de confiança e credibilidade.
O primeiro modelo é o pós-venda ativo. Nele, é responsabilidade do vendedor entrar em contato com o consumidor dias depois da compra, buscando compreender qual é o seu nível de satisfação em relação a experiência vivida junto à marca. Isso ajuda a identificar quais são os pontos positivos do processo e o que é possível melhorar.
O segundo modelo é o pós-venda receptivo. Nele, os clientes buscam contato com a empresa para passar seu feedback sobre a experiência que tiveram. Esse formato é fundamental para verificar falhas, já que a maior parte dos consumidores procura para realizar uma reclamação. Neste caso, é importante disponibilizar canais de fácil acesso.
Medir o grau de contentamento dos compradores é primordial para evoluir e otimizar os resultados de vendas.
Invista em um questionário de satisfação, que pode ser feito de forma simples com o Google Forms. Coloque perguntas que ajudem a compreender a experiência do consumidor com o produto, atendimento e recebimento.
Para ter um número maior de respostas, é importante que seja feito de forma simples e didática. Esse retorno é essencial para que os vendedores percebam eventuais falhas no processo, levando em consideração que a insatisfação de um cliente pode ser o primeiro passo para criação de planos de melhoria.
Retornar o comentário também é uma parte importante do pós-venda. Ao conhecer como foi a experiência de compra, é importante que a empresa entre em contato com o cliente para esclarecer pontos que ficaram confusos e demonstrar que a sua opinião é muito importante para o processo de melhorias.
Mesmo que a solução para o problema não seja algo imediato, é necessário deixar claro que a experiência negativa vivenciada pelo consumidor servirá de pontapé para a criação de estratégias de resolução.
Com as informações de retorno dos consumidores, chegou a hora de analisar todos os dados.
Juntamente com a equipe de gestores de vendas, levante quais são as principais reclamações e desenvolvam metodologias para solucioná-las.
Ao colocar em prática todas as ações elaboradas, acompanhe os novos resultados de vendas para validá-las.
Com a melhoria no atendimento de pós-venda, você perceberá que os consumidores passarão a influenciar outras pessoas, que se tornarão clientes.
A recomendação ainda é a melhor forma de fechar novos negócios, já que todos buscam ótimas experiências e pouca dor de cabeça.
Para saber se os esforços de pós-venda estão sendo satisfatórios, conte com uma ferramenta de gestão de vendas.
O Mobbiz é uma plataforma desenvolvida para dispositivos móveis, totalmente personalizável e que ajudará na gestão da equipe e dos resultados.
Por meio dela, é possível acessar relatórios de resultados em tempo real, identificando a melhora nos processos de vendas.
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