Com a implementação da ferramenta certa, vender sem sair da empresa é algo que pode trazer muitos benefícios. Continue lendo a matéria e saiba tudo sobre a técnica Inside Sales, que promete aumentar a produtividade dos colaboradores e otimizar vendas.
Você já ouviu falar em Inside Sales? A técnica é uma variação do processo de vendas tradicional e consiste em trazer para dentro da empresa todas as etapas de venda, ou seja, todos os processos, que vão desde a prospecção até o fechamento, são colocados em prática por uma equipe interna.
Isso pode parecer um desafio muito grande, afinal, como apresentar um produto e demonstrar sua qualidade sem sair das dependências da empresa e ir ao encontro do possível cliente? Mas é importante destacar que as tecnologias estão avançadas e é possível contar com ferramentas de qualidade para realizar videoconferências.
Lembre-se: a técnica Inside Sales não significa estar longe do cliente! É importante contar com muita tecnologia e inovação para optar pelas ferramentas que permitirão uma aproximação virtual com as empresas que você deseja fechar negócio.
De modo geral, o Inside Sales usa a mesma estrutura das técnicas de venda tradicionais, porém, o seu diferencial é que não existe um deslocamento. Tudo acontece na estrutura física da empresa.
Para que os resultados positivos sejam percebidos, algumas mudanças de infraestrutura e tecnologia precisam ser adotadas. Computadores de qualidade, plataformas de conversa on-line e formação específica de profissionais, entre outros pontos precisam receber a atenção dos executivos.
As empresas que adotam o Inside Sales possuem alguns objetivos: reduzir custos e aumentar a eficiência das vendas.
Mas cortar gastos com locomoção e hospedagem não é o suficiente para atingir as metas. Para melhorar os resultados, é preciso conhecer profundamente os clientes e quais são as suas necessidades para desenvolver um processo de vendas bem estruturado. Isso é feito por dois profissionais essenciais no Inside Sales: os SDRs e os vendedores.
O Sales Development Representative, também conhecido como SDR, é o profissional responsável por abordar os leads inicialmente. Para isso, ele recebe uma lista de contatos da área de marketing previamente qualificados e faz a segunda qualificação, sendo essa mais aprofundada.
O grande objetivo dos SDRs dentro do Inside Sales é marcar videoconferências para realizar a apresentação de vendas. Mas, para isso, é importante que ele identifique quais são as reais oportunidades de conversão dentro da listagem de leads.
Os vendedores também são chamados de “closer” em uma estratégia de Inside Sales, já que o seu papel é realizar o fechamento de negócios.
Por videoconferência, ele apresenta as soluções que a empresa oferece de forma mais aprofundada e focada na necessidade do potencial cliente. Com isso, dá sequência na qualificação do cliente e inicia um trabalho de follow-up até converter em venda.
O Inside Sales traz alguns benefícios para as empresas que o utilizam.
Como falamos anteriormente, o grande objetivo é fazer com que os custos com deslocamento sejam reduzidos, sendo esse o primeiro benefício alcançado com a implantação da técnica.
Além disso, outro ponto que merece destaque é o aumento da produtividade dos colaboradores, uma vez que deixam de perder tempo com deslocamentos. Se anteriormente um vendedor demorava cerca de 40 minutos para chegar até o local de encontro com o cliente, agora ele pode aproveitar o mesmo tempo para fazer outra reunião e fechar mais negócios.
Otimizar vendas é uma tarefa complicada, mas quando usamos as ferramentas certas, isso torna-se muito mais fácil.
O Mobbiz é uma plataforma desenvolvida para ser utilizada em todos os dispositivos e pode ajudar na implementação do Inside Sales na sua empresa. Com ele, é possível acompanhar os resultados dos vendedores em tempo real e extrair relatórios quando desejar.
Para facilitar as vendas sem contato físico, também é possível produzir um e-commerce B2B com todas as funcionalidades necessárias para alcançar os resultados desejados.
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