O ano começa e há inúmeros planejamentos nos comércios – mas quase todos levam em consideração as datas comemorativas que acontecem, quase sempre, em datas fixas e que tem ganhado cada vez mais destaque nos negócios e nas vidas das pessoas que desejam celebrar esses dias.
Mas por que devemos celebrá-las?
Essa é uma forma de conexão direta com o público, uma vez que conseguimos conectar com diversas pessoas e suas realidades.
Por exemplo: Dia das Mães – essa é uma data onde conseguimos homenagear pessoas importantes para nosso público e que são praticamente unanimidade quando falamos em amor e dedicação, dois elementos fundamentais quando falamos em gastos, seja de tempo e/ou dinheiro em relação à festividade.
Essa é a conexão que queremos criar com o público – seja qual for seu segmento. As datas comemorativas são importantes para criar tradições que reforçam a importância dessas festas. Assim, como estamos acostumados a presentear pais e mães em seus respectivos “dias”, também começamos a criar a cultura de “Dia dos Avós”, data de julho, por exemplo.
O que determina quais são as datas comemorativas importantes?
Alguns elementos são importantes para determinarmos o que são datas comemorativas, como por exemplo:
Para datas que falam de representatividade, é fundamental que a empresa tenha algo visando a educação, informação e até mesmo uma maneira de favorecer essas pessoas – sem soar como oportunista. Nas outras, é possível explorar mais o lado mercadológico das datas comemorativas.
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