Os primeiros computadores eram máquinas simples que apenas executavam algumas operações matemáticas. Hoje, graças aos avanços tecnológicos, temos a inteligência artificial (IA), que são dispositivos capazes de compreender gostos, identificar tendências, processar uma vasta quantidade de informações em tempo real, tomar decisões e otimizar processos.
Então, se você tem um negócio e quer saber mais sobre as vantagens da IA, continue a leitura!
A inteligência artificial, também conhecida como IA, é um campo da ciência que tem como objetivo o uso de máquinas para realizar atividades humanas de forma autônoma. Para isso, é necessária uma combinação de tecnologias como redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado e outras capazes de simular as capacidades humanas relacionadas ao aprendizado, resolução de problemas, compreensão de linguagem e tomadas de decisão.
No geral, o intuito da IA é criar máquinas que consigam funcionar independentemente e no mesmo nível de capacidade cognitiva que os humanos e, em alguns casos, até superá-los. Vale ressaltar que nos últimos anos, ela se tornou uma força transformadora em diversos setores da sociedade, revolucionando a forma como as empresas trabalham.
Um ótimo benefício da IA é que, ao integrá-la nas operações, as empresas podem adquirir maior eficiência e experiência do cliente.
No marketing digital, a IA proporciona muitos benefícios, sendo um deles mapear tendências, analisar comportamentos, melhorar o atendimento ao cliente, prever as necessidades do consumidor, e ajudar a identificar novas oportunidades.
Um bom exemplo são os chatbots que interagem com os consumidores e podem ser otimizados com IA para responder as pesquisas dos usuários com mais eficiência, segmentando dados e permitindo recomendações personalizadas de produtos.
Com uma infinidade de vantagens, selecionamos 4 que consideramos mais importantes. Confira agora mesmo!
Em primeiro lugar, os profissionais de marketing usam a IA para medir a contribuição da equipe, pois conseguem adquirir mais leads qualificados de marketing (MQL) e leads qualificados de vendas (SQL).
Nesse ponto, a inteligência artificial contribui determinando a lista de clientes e potenciais consumidores com bastante precisão através de dados relevantes que estão disponíveis no mundo on-line. Dessa maneira, os funcionários conseguem construir um perfil de cliente ideal (ICP) e os dados serão atualizados toda vez em que uma venda for efetiva.
O resultado disso tudo é que a equipe pode priorizar aqueles leads mais qualificados e direcionar os esforços de vendas nas melhores estratégias.
Outro ponto interessante é que a IA consegue contribuir na criação de anúncios mais personalizados, até mesmo aqueles voltados para uma única pessoa, pois ela capta as informações fornecidas e passa a interpretar qual combinação faz mais sentido para um determinado perfil de cliente. Isso inclui dados e comportamento do usuário, por exemplo.
Os bots (robôs) são grandes aliados na internet, afinal, também usam a IA para ajudar os visitantes de um determinado site através do processamento de linguagem natural para resolver problemas comuns e melhorar a qualidade das respostas ao longo do tempo.
Alguns mecanismos de recomendação on-line usados por plataformas nos mostram como o aprendizado da IA funciona.
Amazon, Netflix e Spotify, por exemplo, usam dados coletados de milhares de usuários para conseguir prever o que o usuário vai gostar com base em compras anteriores, hábitos de visualização e correlações mais comuns.
No geral, são boas as razões para acreditar que a IA conseguirá transformar os negócios e melhorar o que os vendedores já fazem. Afinal, ela pode nivelar o campo para anunciantes e fornecer ferramentas importantes para alavancar as vendas, acarretando mais eficiência na equipe.
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