Ajudar o consumidor a atingir o sucesso ao adquirir um produto é uma ótima forma de fidelizá-lo. O onboarding pode ser a solução para isso. Continue lendo a matéria e compreenda mais sobre essa técnica.
Ao comprar um produto, nem sempre o usuário conhece todas as opções de uso. Desta forma, é fundamental criar uma relação entre a solução oferecida e o consumidor desde o início, mostrando o seu valor. É neste ponto que o onboarding entra.
A técnica conhecida como onboarding, que em português significa integração, tem o objetivo de auxiliar o consumidor final a atingir o sucesso que ele tanto deseja com o que adquire.
Um consumidor pode ser considerado “ativado” quando alcança o sucesso inicial, porém, a ideia é que com o passar do tempo ele atinja vários momentos de sucesso, extraindo o maior valor do produto.
Quando uma pessoa decide comprar significa que ela está frustrada com a forma como faz algo e coloca grandes expectativas que aquele produto atenderá suas necessidades.
Desta forma, atingir o sucesso significa uma melhora de vida com a simplificação dos processos. Nós já explicamos essa questão em uma outra matéria.
O onboarding faz parte desse processo, já que cria uma interação entre o produto e o consumidor e agrega ainda mais valor no que foi adquirido.
Todas as ações que acontecem após o processo de vendas são fundamentais para garantir que o produto fará sucesso com o consumidor.
Nesse momento, é importante pensar nos consumidores como indivíduos. Desta forma, é possível entender que a abordagem de onboarding não pode ser a mesma para todos.
Separamos algumas dicas para dar início a sua estratégia de onboarding. Veja só:
O feedback é a melhor opção para compreender como o usuário está evoluindo ao usar um produto.
Para isso, monte uma equipe que ficará responsável por entrar em contato com os consumidores e compreender quais foram as experiências que o mesmo conseguiu com as soluções que sua empresa ofereceu.
É importante lembrar que não estamos falando de SAC e sim de estratégias de onboarding, dessa forma, as abordagens serão diferentes. É necessário compreender os objetivos de cada uma das áreas para conquistar o sucesso do consumidor.
O usuário precisa perceber o valor do item adquirido no início do processo de onboarding. E isso pode ser feito ao solucionar o seu principal problema logo após a compra.
Tornando o primeiro passo fácil, as pessoas ficam mais abertas para continuar percorrendo o processo até atingir o sucesso completo.
Como falamos anteriormente, cada indivíduo está buscando uma solução ao efetuar a compra do seu produto. Desta maneira, não é possível oferecer a mesma estratégia para todos os consumidores.
Busque diversificar as abordagens e adaptar a linguagem usada para cada caso. Isso já ajudará a ganhar pontos com os consumidores, que se identificarão com a organização.
O sucesso das vendas está totalmente relacionado com o entendimento que o consumidor tem sobre as soluções que sua empresa oferece. E essa imagem deve ser construída com uma comunicação eficiente.
Para saber se a estratégia está sendo eficiente, é importante analisar os resultados de vendas. Para isso, conte com o Mobbiz.
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