A Black Friday é uma das datas mais esperadas por consumidores e empresas, já que é possível encontrar produtos com descontos imperdíveis. Continue lendo a matéria e saiba como aumentar as vendas nesta época.
O final do ano está chegando e com ele uma das datas mais importantes para o comércio: a Black Friday.
Em 2019, as vendas por e-commerce atingiram um total de R$ 3,2 bilhões de reais, segundo matéria divulgada pela Revista Veja.
Mesmo com a crise causada pelo Covid-19 no Brasil, existem grandes expectativas para a Black Friday 2020, que acontecerá no dia 27 de novembro. Os consumidores se programam o ano todo para aproveitar as ofertas, porém, as empresas são as grande beneficiadas e podem usufruir do momento para fidelizar os clientes.
A primeira Black Friday brasileira aconteceu em 2010, porém, as organizações ainda não estavam preparadas para o sucesso. Era comum ouvir o termo “black fraude” para se referir às ofertas falsas, que muitas vezes contavam com produtos mais caros do que em dias normais.
Esse pensamento vem mudando nos últimos anos e as vendas no e-commerce batem recordes a cada edição. Isso foi comprovado por um estudo feito pelo Google em 2017, que mostrou que os brasileiros identificam a data de forma super positiva.
O levantamento apresentou que 55% dos participantes usaram termos positivos, como #descontodeverdade. Apenas 8% citaram #blackfraude.
Desta forma, é possível perceber que participar da ação promocional deixou de ser apenas uma opção. As empresas, principalmente as que vendem virtualmente, são “obrigadas” a criar promoções especiais para a Black Friday.
Se você não sabe como participar, não se preocupe! Preparamos algumas dicas fundamentais para colocar em prática e aumentar o seu faturamento em vendas. Veja só:
Quando falamos em Black Friday, a primeira coisa que pensamos são os preços baixos. Se sua empresa oferecer um produto ou serviço que esteja desproporcional ao praticado pelo mercado, as chances de venda serão menores.
Para não errar nesta questão, faça uma análise dos valores praticados pelos concorrentes para definir o que é justo.
Lembre-se que praticar preços muito baixos também não é uma ação vista com bons olhos, já que pode causar dúvidas sobre a credibilidade da empresa e a qualidade do que é oferecido.
Ter uma estratégia eficiente de divulgação é algo primordial para a Black Friday.
Baixar os preços é importante, mas de nada adianta se os consumidores não ficarem sabendo dessa ação.
O marketing digital pode ser um ótimo caminho, já que é possível atingir um público bem segmentado com um investimento relativamente baixo.
Uma ótima dica é iniciar o planejamento das ações com meses de antecedência, assim, fica mais fácil colocar a estratégia de divulgação em prática pelo menos um mês antes do grande dia.
Todas as etapas do processo de compra precisam ser planejadas para oferecer a melhor experiência aos consumidores durante a Black Friday, já que isso ajuda na fidelização dos clientes para momentos futuros.
Estabelecer um relacionamento próximo com o público é um item indispensável em todos os momentos. Com isso, torna-se mais fácil atraí-lo para a loja virtual da sua empresa.
Ofereça cupons exclusivos, brindes e outros benefícios que agreguem valor ao que está sendo oferecido e conquiste os consumidores.
Se você vai participar da Black Friday 2020 é preciso ter em mente que seu estoque deve estar abastecido e muito bem organizado.
Se as promoções colocadas em prática por sua empresa realmente forem ótimas oportunidades de compra, seus clientes farão diversos pedidos e, caso esse tópico não esteja alinhado, as chances de ocorrerem problemas são grandes.
Produtos vendidos sem estoque, envio errado de pedidos e defeitos são alguns dos problemas mais comuns causados por desorganização.
Para saber se os resultados obtidos com a Black Friday foram positivos é preciso ter uma gestão de vendas eficaz.
Para isso, conte com o Mobbiz, uma plataforma desenvolvida para dispositivos móveis que oferece flexibilidade e otimização de resultados.
Com a ferramenta fica muito mais fácil acompanhar as vendas da equipe comercial e criar um e-commerce B2B. Além disso, os resultados podem ser acompanhados em tempo real com a geração de relatórios completos.
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