A interferência da LGPD nas vendas é muito grande, afinal, o time comercial lida constantemente com informações de pessoas e empresas. Quer saber como preparar a sua equipe para usar dados legais? Continue lendo a matéria e descubra.
Você já ouviu falar na Lei Geral de Proteção de Dados? Ela estabelece regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados. A LGPD nas vendas é um ponto que precisa de atenção, afinal, os vendedores lidam com informações de outras pessoas e empresas com grande frequência.
Com as novas regras em vigor, é necessário revisar os processos seguidos pelo time comercial para garantir que tudo seja feito corretamente.
Para realizar o tratamento adequado dos dados, a empresa deve atentar-se aos 3 princípios da LGPD nas vendas:
O proprietário dos dados deve declarar de forma clara e inequívoca que consente com o uso dos dados para as finalidades apresentadas pela corporação.
Autoriza a empresa a utilizar os dados para finalidades de legítima defesa em situações concretas.
Ao usar um contrato, os dados pessoais podem ser tratados de duas maneiras:
Você deve estar se perguntando qual é o real impacto da LGPD nas vendas e como o relacionamento com os clientes passa a acontecer.
Ainda existem muitas dúvidas sobre os cuidados que as empresas precisam ter com os dados pessoais coletados. A boa notícia é que, se as medidas necessárias forem implantadas no processo de vendas, a LGPD pode tornar-se um grande diferencial competitivo.
Separamos alguns dos cuidados que devem ser adotados para implantar a LGPD nas vendas. Veja:
O Inbound Sales está relacionado com a geração de leads por meio de ações de Inbound Marketing. De modo geral, os vendedores abordam estrategicamente os prospects que têm um nível de interesse maior nas soluções oferecidas, tornando-os leads.
Com a LGPD nas vendas, é preciso estabelecer um planejamento eficiente para leads provindos de Inbound Sales. Como as ações são focadas na atração espontânea, não é interessante forçar um contato comercial com pessoas que ainda não estão maduras o suficiente para comprar.
A relação precisa ser do interesse de ambas as partes. E se realizada com os cuidados necessários, as práticas de Inbound Sales são fortes aliadas para o crescimento comercial da organização.
As equipes comerciais que trabalham com prospecção ativa, também conhecida como Outbound Sales, precisam de um cuidado ainda maior para adequar-se à LGPD nas vendas.
Infelizmente, uma prática bastante usada no mercado é a compra de listas de contatos.
Os “Data Brokers”, responsáveis por comercializar essas informações, não usam apenas dados crus, mas também os chamados dados derivados, que são as tentativas de contato já realizadas com base nos dados crus.
Pensando na LGPD nas vendas, a compra dessas listas é ilegal, já que não obedecem o princípio da finalidade específica de tratamento de dados e não possuem o consentimento por parte do proprietário dos dados.
Para evitar problemas, a equipe comercial precisa lidar com informações legais e com o consentimento do proprietário. Para isso, não comprar as famosas listas de contato é o melhor caminho.
Fazer o armazenamento adequado dos dados é primordial para oferecer segurança de informação aos clientes da sua empresa. E a melhor forma de colocar isso em prática é contanto com a tecnologia.
Mas para facilitar os processos da equipe comercial e disponibilizar mais tempo para que os cuidados com a LGPD nas vendas sejam adotados, escolha uma plataforma de gestão de vendas completa.
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