Acompanhar as métricas de vendas fará com que você tenha maior domínio sobre os resultados da sua organização. Quer saber quais são elas e como analisar cada uma? Continue lendo essa matéria.
As métricas de vendas ajudam a realizar a análise do desempenho comercial de uma organização. Elas são usadas para medir os resultados obtidos com vendas, permitindo que os pontos fortes do processo se destaquem e que os pontos fracos sejam identificados para passar por correção.
Muitas empresas ficam com dúvidas no momento de escolher quais são as melhores métricas de vendas para acompanhar e como analisá-las da maneira correta. Para isso, separamos algumas dicas que podem ajudar.
Para alcançar seus objetivos é fundamental que a empresa estabeleça um planejamento eficiente. Porém, além de planejar, é essencial mensurar os resultados obtidos com cada ação.
Isso é muito importante para identificar quais ações trouxeram resultados positivos. E a melhor forma de realizar essa análise é por meio de números.
Um ótimo exemplo é uma campanha que tem o objetivo de alavancar as vendas. Sua meta pode ser descrita da seguinte forma: “aumentar a taxa de conversão em 35% no período de 12 meses”. Nesse caso, a taxa de conversão foi a opção escolhida para análise dentre as métricas de vendas.
Cada campanha terá um objetivo. Para isso, é importante identificar qual métrica se encaixa melhor para estabelecer os resultados obtidos. Conheça agora algumas métricas de vendas utilizadas com frequência por empresas.
Caso a intenção seja aumentar o faturamento da organização é preciso pensar em uma estratégia de crescimento de ticket médio.
Essa métrica define a média de quanto os consumidores gastam em suas compras. Uma vez que o ticket médio sobe, podemos concluir que os clientes estão consumindo mais produtos.
Neste caso, o cálculo é bem simples: basta dividir o volume de vendas pelo número de clientes.
Se a intenção é fazer com que o ticket médio de vendas da equipe comercial cresça é necessário fazer uma adaptação na forma de calcular. Para isso, divida a receita gerada pelo vendedor pelo número de negócios fechados por ele.
Dentro das métricas de vendas, uma opção bastante usada para medir resultados é o número de leads.
Pensando em um funil de vendas, as pessoas com maior probabilidade de efetuar uma compra são qualificadas como leads. Nós já explicamos em nosso blog como essa técnica funciona. Acesse a matéria para entender melhor.
A partir do momento que mais pessoas preenchem os formulários do seu site ou fazem download de algum material que você disponibilizou em troca de informações de contato, elas demonstram que possuem interesse no seu produto ou serviço, ampliando as chances de conversão.
O custo de aquisição por cliente demonstra qual foi o valor investido por uma empresa para que um consumidor converta em venda.
Para calcular o resultado, é preciso dividir o investimento com marketing e vendas pelo número de clientes dentro de um período estabelecido em planejamento.
Essa métrica dirá se as estratégias de comunicação utilizadas foram realmente eficientes ou se é válido repensar em alguns pontos.
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A ferramenta foi desenvolvida para uso em smartphones e tablets, permitindo que os vendedores atualizem as informações de vendas em diversos lugares. Além disso, contamos com um catálogo digital com fotos em 3D para que os vendedores não precisem levar amostras.
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