Você começou como vendedor. Bateu suas metas, acumulou comissões, histórias e muito networking, e hoje foi promovido a Gerente de Vendas. Ou seja, saiu da operação e agora é um Gestor Comercial. É responsável por uma equipe e terá de liderar diferentes perfis. Em algumas empresas, o colaborador “ganha o cargo”, mas não recebe a orientação devida para se tornar um líder impecável. Foi pensando nesse perfil que nós, do Mobbiz, reunimos 7 dicas para você ser um ótimo gestor comercial. Aqui não falaremos do ponto de vista acadêmico, mas, sim, com a responsabilidade de quem tem experiência de mercado para lidar com as situações mais adversas.
Veja abaixo como algumas atitudes podem fazer com que você seja um ótimo gestor comercial.
Imagine que o CEO, um diretor ou alguém acima de você na empresa tenha te passado uma meta arriscada. Você sabe que repassar aos seus colaboradores pode causar um desconforto e, logo, uma desmotivação na equipe. Portanto, faça as contas e entenda como cada vendedor pode colaborar com essa meta, dentro do perfil de cada carteira. Anote e não os comunique. Primeiro questione o seu grupo: você se considera responsável por qual porcentagem de vendas da nossa meta anual? Deixe sua equipe responder. Você vai comparar e ver que eles darão um número maior do que a meta que você deveria passar a eles. É aí que você consegue trabalhar com uma equipe engajada e com os resultados acima da média.
Se você é um gestor comercial, sua preocupação passa a ser com pessoas. Seu time precisa estar ao seu lado, ser comprometido e gerar resultados incríveis. Então, para se tornar um ótimo gestor comercial é preciso que você tenha consciência que a sua rotina será diferente. Crie um calendário de atividades diárias, semanais e mensais para suas demandas. Além disso, estude sobre a técnica Comando e Controle para que todas as suas solicitações sejam entregues nos prazos desejados e com a qualidade ímpar que só a sua equipe pode te entregar.
Estamos em 2020 e o foco da sua gestão precisa estar nas pessoas. Se elas estiverem felizes e engajadas, os resultados serão consequência. Se você souber ter esse olhar para a sua equipe, com certeza, você será um gestor comercial diferenciado. Cada indivíduo na empresa tem a sua peculiaridade e valor. Na sua equipe, isso precisa ser ainda mais evidente. Não tente fazer com que eles repitam sua trajetória. Eles querem escrever a deles. Apenas saiba dar a munição correta para que eles possam enfrentar o mundo dos negócios com tranquilidade e estabilidade emocional para que um dia sejam um gestor comercial, assim como você é.
Nem só de boas vendas se vive um gestor comercial. É preciso muito know how. E aí você pode aplicar tudo o que aprendeu sendo vendedor, mas pode inspirar ainda mais os membros da sua equipe se você compartilhar dicas de livros, cursos, podcasts, entre outros. Aqui no blog nós já indicamos alguns livros e pessoas inspiradoras para o mundo dos negócios. [linkar com outros posts] Outra forma de se manter acima da média no mercado, é investindo em capacitações. Seja um EAD ou em uma imersão no exterior, você precisa ter tempo na sua semana para ampliar o seu conhecimento. Estudar nunca é demais! E, sim, os títulos abrem portas em muitas empresas e se tornam diferenciais.
Que tal durante uma fast meeting você aproveitar para compartilhar alguns de seus maiores cases? Aproveite alguns minutos para explicar como você usou o seu feeling para uma venda. Em outro dia, conte como o processo utilizado em sua empresa fez com que você atingisse resultados incríveis. Conte à sua equipe o que te levou a se tornar um gestor comercial. Isso é muito importante para a nossa sétima dica, mas por enquanto não é hora de falar dela. Além disso, não esqueça de compartilhar ideias e táticas efetivas que a sua equipe aplicou e também merecem destaque. Ou seja, seu vendedor fez algo que merece destaque, lembre-se de repassar esse exemplo para todo o time.
Se você ainda não aprendeu essa lição, é um milagre ter chegado ao cargo de gestor comercial. Sem contar que, dependendo de como você lida com esses problemas na sua empresa, um processo trabalhista é uma consequência inevitável. Porém, como você não é essa pessoa, sabemos que você aplica uma ferramenta valiosa com os seus colaboradores: o feedback. Essa é a melhor maneira de extrair o que há de melhor em cada colaborador, apontar melhorias e ter uma relação franca e profissional. Crie uma agenda com a sua equipe ao longo do ano e pontue a evolução de cada um deles. Todos saem ganhando!
É como diz o ditado: respeito não se compra, se conquista. É aplicando cada um dos passos anteriores que você criará vínculos com a sua equipe, ganhará respeito e será visto como um exemplo de gestor comercial a ser seguido. Puxe na memória: quais foram os seus líderes que te inspiraram? O que eles faziam? Como eles se comportavam. É assim que você precisa agir com a sua equipe. Se eles falham, a falha é sua. Se eles acertam, o acerto também é seu. Saiba se envolver e assumir responsabilidades. Ser gestor não é apenas delegar, mas, sim entender que esse é um jogo em grupo.