Ser vendedor no mercado B2B é contar com especificidades do segmento. Parece difícil, mas inovar na venda entre empresas é possível e traz ótimos resultados. Quer saber como isso pode ser feito? Continue lendo a matéria.
Se você trabalha com o mercado B2B (business to business), sabe que o processo de vendas é bem diferente do que acontece no B2C (business to consumer).
Isso não significa que vender torna-se mais fácil ou difícil. Na verdade, cada um possui suas especificidades. O processo é outro, o timing é outro e o foco no cliente é outro.
Sabemos que o mercado B2B é mais engessado por seguir processos e burocracias, porém, isso não impede os vendedores de buscarem as novidades do mercado para inovarem em suas atuações. Nós preparamos dicas que ajudam o desempenho das suas vendas, fazendo com que seja ainda maior. Veja só:
O processo de prospecção é muito importante para atingir o desempenho desejado com as vendas entre empresas.
É claro que as famosas ligações e envio de apresentações por e-mail fazem parte disso, porém, é importante abrir novos horizontes e encontrar oportunidades onde não está tão claro que existem.
Frequentar feiras e eventos do segmento, participar de rodadas de networking e solicitar recomendações para clientes são alguns pontos para ter atenção quando o assunto é o mercado B2B.
A equipe de marketing também deve ajudar na captação de leads. Isso pode ser feito com muita tecnologia e inovação: usando ferramentas de ADS que permitem total segmentação do público.
A busca por novos conhecimentos ajuda profissionais de todas as áreas a se destacarem. E não seria diferente no mercado B2B.
Quanto melhor um vendedor compreender o mercado das empresas para as quais ele deseja vender, melhor ele entenderá as dores existentes e saberá defender como o produto ou serviço oferecido pode saná-las.
Mas não é só isso! Também é preciso ler e estudar sobre técnicas de vendas. Isso o ajudará a utilizar gatilhos mentais favoráveis e o tornará referência entre a equipe.
Estar antenado em assuntos atuais do Brasil e do mundo é igualmente essencial. Parece pouco, mas a partir disso, é possível identificar oportunidades de negócios.
As redes sociais ajudam na consolidação e credibilidade da marca, porém, nem sempre as vendas chegam por lá (principalmente no mercado B2B).
O telefone continua sendo o melhor amigo dos vendedores. Quanto mais pessoal for o contato, mais chances o profissional terá de apresentar os produtos e serviços oferecidos.
O importante é inovar nesta tarefa. Os vendedores precisam analisar a carteira de clientes cautelosamente para identificar oportunidades e, ao esbarrar com um contato inativo, retomar a conversa com uma abordagem atual e diferenciada.
Sim, os vendedores precisam se preparar para o processo de vendas.
É importante estabelecer uma estratégia de ação clara, inovadora e coerente, sempre pensando em alcançar a meta estabelecida previamente.
Com isso em mãos, chegou a hora de praticar. É importante que os passos sejam testados com colegas de trabalho e que o feedback construtivo seja realizado. Após algumas tentativas, o vendedor se sentirá mais confiante para abordar os clientes.
É claro que a tecnologia não pode ficar de fora do processo de vendas no mercado B2B.
Com a ajuda da inovação, tudo fica mais prático e o aumento da produtividade dos vendedores será percebido.
O Mobbiz é ideal para as equipes que realizam vendas entre empresas. Ele é uma plataforma desenvolvida para ser usada em todos os tipos de dispositivos e ajuda na gestão de vendas.
A ferramenta pode ser integrada ao ERP usado atualmente e possui módulos para desenvolvimento de e-commerce B2B, Trade Marketing, catálogo digital e automação de vendas.
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