Garantir um planejamento estratégico era importante antes do Coronavírus. Com a chegada da pandemia, esse processo tornou-se fundamental. Quer saber como estruturar seu trade marketing? Continue lendo essa matéria.
Antes da chegada do Coronavírus, desenvolver um planejamento de trade marketing era muito importante. Desde que a pandemia foi decretada, isso se tornou essencial.
O gerente de marketing precisa de uma estratégia minuciosa e um time dedicado para fazer com que todas as ações tomadas resultem no sucesso da empresa.
Para ajudar nesse momento conturbado, preparamos 6 passos que as organizações devem seguir para estruturar o trade marketing, principalmente neste período.
Conheça cada um deles na lista abaixo e, colocando-os em prática, alcance o sucesso!
Antes de iniciar um planejamento estratégico de trade marketing, é essencial saber onde se deseja chegar.
Isso é importante para garantir que todas as ações sejam executadas para tornar os objetivos – estabelecidos previamente – reais.
Ou seja, todos os processos do trade marketing devem estar alinhados para alcançar as metas, desse modo, o gerente de marketing precisa realizar o acompanhamento constante e certificar-se que tudo está fluindo da forma desejada.
Este é o momento de passar para o papel toda a ação tática que envolverá o projeto de trade marketing em tempos de Coronavírus.
Neste passo, é preciso levar em consideração os canais em que as promoções serão divulgadas e quais serão as estratégias de divulgação no PDV.
Não se esqueça de iniciar com uma análise dos concorrentes para entender como o mercado está se comportando no período e, durante o processo, acompanhar os resultados para garantir que o objetivo final seja atingido.
Tudo que rodeia o PDV precisa ser analisado. Nisso, inclui-se a disposição dos produtos em gôndolas, o percurso que o consumidor percorrerá nas lojas, assim como, a abordagem feita pelos vendedores.
O comportamento de compra do cliente durante o período de pandemia também precisa ser estudado, já que sua empresa nunca passou por um momento como esse e não sabe como os consumidores irão reagir.
Trabalhar com trade marketing significa ter uma rotina bem agitada, dessa maneira, é necessário contar com uma equipe focada nesse modelo de ações.
Ter colaboradores comprometidos é indispensável para dividir as tarefas táticas, estratégicas e operacionais entre diversas pessoas. Com um time dedicado para cada trabalho, fica mais fácil garantir a assertividade.
Acompanhar o projeto para garantir que tudo esteja saindo como planejado também é fundamental. Sem dúvida, uma ótima forma de garantir a excelência é optar por soluções digitais que atualizem as informações simultaneamente.
O Mobbiz é uma ferramenta desenvolvida para dispositivos móveis que ajuda na gestão de vendas. Por meio dele, os gestores de marketing podem acompanhar tudo que está acontecendo no PDV em tempo real, sabendo inclusive a quantidade de vendas realizadas.
Com a ajuda da plataforma, fica mais fácil extrair o melhor desempenho da sua equipe de trade marketing. Você pode conhecer os motivos para contratar essa ferramenta acessando outra matéria do nosso blog.
Por fim, o último passo é acompanhar os resultados obtidos pela equipe de trade marketing ao final do projeto.
Com a ajuda do Mobbiz, isso fica mais fácil, pois a plataforma disponibiliza gráficos e análises para demonstrar a efetividade do projeto.
A empresa Saraiva Educação utiliza a plataforma Mobbiz para gestão de seus projetos de trade marketing e definiu sua estratégia durante o período de Coronavírus contando com os recursos desta plataforma e obteve ótimos resultados. Confira abaixo o depoimento deixado por Rodrigo Garcia, o analista de planejamentos da empresa.
“O novo coronavírus pegou o mundo de surpresa e praticamente toda a sociedade se viu desafiada a mudar seus hábitos para enfrentar a Covid-19.
O distanciamento social é a arma mais efetiva, até o momento, para conter o avanço e a disseminação da pandemia.
Diante deste cenário incerto, as empresas também estão sendo desafiadas a manter suas operações e mitigar ao máximo os impactos em suas atividades.
Aqui na Saraiva Educação não foi diferente. Nosso mercado vem sofrendo um grande impacto com as restrições gerais do comércio e, especialmente, pelo fechamento dos shoppings (mais de 90% das livrarias estão localizadas em centros comerciais).
Logo, nossas estratégias de Trade Marketing tiveram que ser repensadas rapidamente e adaptadas para enfrentar o desafio.
Estamos atuando remotamente, garantindo uma consultoria à distância para os clientes que continuam operando e estamos utilizando todas as ferramentas digitais possíveis. Enxergamos durante o período que o e-commerce estará cada vez mais presente e, por isso, focamos em estratégias para aumentar a conversão online.
Além disso, nossas atuações no segmento B2B também foram impactadas, pois as suspensões das aulas presenciais ou a migração para o modelo EaD alterou drasticamente nossa dinâmica de atuação acadêmica e relacionamento cotidiano com as instituições de ensino.
Elas são grandes parceiras de divulgação de produtos e são clientes das nossas soluções educacionais, como a Biblioteca Digital Saraiva (BDS) ou a (SSA) Saraiva Soluções de Aprendizagem.
Por isso, nosso time de campo atua de forma remota, levantando oportunidades e mapeando-as para o momento do retorno. Apesar das dificuldades de contato, mantemos o ritmo de fechamento de novos negócios. Além disso, criamos algumas campanhas que fomentam nossa plataforma de e-commerce, reforçando assim, a força de venda do canal e potencializando a divulgação dos nossos produtos aos alunos.
Em geral, estamos atuando para diminuir os impactos e aprendendo muito, principalmente em relação à força da marca e na exploração dos produtos com uma abordagem mais digital.
Entendemos que em um período pós pandemia, teremos uma equipe muito preparada para utilizar as ferramentas disponíveis e que o acompanhamento das novas visitas e da execução em campo será fundamental, tanto para retomar os negócios que ficaram fechados mas também para acelerar aqueles que continuaram operando durante o período de crise.
Portanto, ferramentas de gestão de equipe e de Trade Marketing terão papel fundamental e alavancarão o negócio, quando o mercado reabrir.”